Grêmio



Opinião

André Baibich: Lincoln empolgou, mas Giuliano foi a grande notícia da noite para o Grêmio

10/02/2016 - 23h52min

Atualizada em: 11/02/2016 - 08h02min


André Baibich
André Baibich
Enviar E-mail

A movimentação incessante e irresignada de Giuliano foi a grande notícia da noite para o Grêmio diante do Veranópolis, ainda que o talento de Lincoln tenha provocado maior euforia. Para o futuro imediato, que reserva o início da caminhada na Libertadores diante do Toluca, na próxima semana, a recuperação de Giuliano é mais importante.

O camisa 7 trocou de lado com Fernandinho com frequência, variando entre o lado direito e o esquerdo. Da região próxima à linha lateral, saía para circular pelo campo. Vinha para o meio e se aproximava de Lincoln, mas também recuava para ajudar os volantes na saída de bola. No segundo tempo, talvez cansado, diminuiu o ritmo até ser substituído.

Leia mais:

Quem é Emilio Zeballos, jogador uruguaio no radar do Grêmio

Adversária do Grêmio, LDU contrata volante argentino para Libertadores

Grêmio confirma apresentação de Bolaños para 18h desta quinta-feira

Que Lincoln é talentoso ninguém duvida. Basta ver como domina a bola, a perfeição dos fundamentos do passe, do lançamento, da cobrança de falta. Trata-se de uma joia, que traz como bônus algo raro para jogadores de sua idade: visão de jogo. A assistência preciosa que deu para Bobô é digna dos "maestros" de um futebol mais romântico.

Ainda assim, há arestas a aparar. Já escrevi que Lucas Lima seria um bom espelho para Lincoln. O meia do Santos participa sempre do jogo. Busca a bola atrás, faz a bola rodar e, de repente, já está lá na frente, na zona de definição das jogadas.

Lincoln é brilhante quando o jogo chega até ele, mas ainda falta a movimentação que lhe transformará em constante opção de passe. Aparentemente, a questão está conectada à tenra idade do guri, que às vezes aceita a marcação e desaparece do jogo. Se conseguir ser tão elétrico quanto foi nos minutos logo após o gol, em que parecia cheio de adrenalina por sua participação no lance, seu talento aparecerá ainda mais.

Dificuldades na saída
Não foi uma atuação das mais convincentes do Grêmio, algo que já se esperava por conta do desentrosamento dos reservas. Preocupante mesmo só a dificuldade no início das jogadas. Edinho não teve desempenho ruim, mas não consegue dar à transição a mesma dinâmica dos ótimos volantes titulares. Resta saber se Roger, diante do desfalque de Walace, priorizará a experiência de Edinho para montar o time que jogará no México, sob risco de prejudicar o estilo de longas trocas de passe que caracteriza seu time.

Fred
Reinava grande expectativa para a atuação de Fred, apontado como possível substituto para o contestado Kadu. O ex-zagueiro do Goiás foi bem, sem ser brilhante. Entende-se, porém, algum receio de Roger em fazer a troca. Kadu pode se firmar com a sequência de jogos, e Fred é pesado, uma característica perigosa para um time que atua com a linha defensiva adiantada e mais exposta aos contra-ataques velozes do adversário.

Leia todas as notícias de Grêmio

Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias