Olimpíada 2016



Atentos à doença

Comitê Olímpico Americano divulga carta de recomendações sobre zika vírus

Na segunda-feira, Estados Unidos negaram que tenham orientado atletas a não virem ao Brasil

12/02/2016 - 12h26min

Atualizada em: 07/03/2016 - 18h15min


O Comitê Olímpico Americano (USOC) repassou às federações olímpicas do país e a seus atletas uma carta com recomendações e esclarecimentos sobre o zika vírus. No documento, o USOC afirma que está monitorando a situação e que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), assim como especialistas em doenças infecciosas, estão trabalhando para garantir o bem estar do Team USA no Rio de Janeiro, em agosto, quando a Olimpíada será disputada. As informações são da Rádio Gaúcha.

Leia mais
Fabiana Murer: "Será a minha última Olimpíada"

Jogadoras do pólo aquático fazem campanha virtual e provocam desconforto na CBDA

Quênia afirma que pode desistir da Olimpíada no Rio se zika vírus atingir níveis epidêmicos

A carta alerta que homens e mulheres podem ser contaminados pelo vírus e que até o momento não existe vacina para prevenir a infecção. Além disso, o USOC tenta esclarecer quais são os sintomas, como ocorre a doença e quais são as consequências da microcefalia, que pode atingir filhos de mulheres grávidas que tenham sido infectadas ou futuras gestantes que tenham engravidado durante o período de contágio.

Outro alerta feito pelo USOC é que o vírus zika não é uma exclusividade do Brasil. Baseado em informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Comitê Olímpico Americano esclarece que ele circula também na África, nas Américas, na Ásia e na região do Pacífico.

As recomendações enviadas pelo Comitê acabam por servir como um novo esclarecimento dos Estados Unidos sobre o tema, na semana em que notícias de agências internacionais deram conta de que o USOC teria liberado seus atletas, dirigentes e funcionários da viagem para o Brasil para a disputa dos Jogos, em agosto, devido ao zika. A informação foi negada posteriormente.

*RÁDIO GAÚCHA


MAIS SOBRE

Últimas Notícias