Vida



Fim da temporada

Dicas para manter a saúde de pele e cabelos depois da praia

Final da temporada de verão não significa descuido com a ingestão de água e a hidratação do organismo

14/02/2016 - 04h01min

Atualizada em: 14/02/2016 - 04h01min


Fernanda da Costa
Enviar E-mail
Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Não é porque a temporada de praia está acabando que a hidratação deve ficar de lado. É ela, aliás, a responsável pela revitalização do corpo castigado pelo calorão. Depois de muito sol, praia e piscina, a água em abundância e o uso contínuo de cremes hidratantes são ótimos remédios para manter a saúde e a beleza em dia.

Veja dicas para cuidar do corpo.

De dentro para fora

A nutricionista Fernanda Bernaud recomenda um consumo de água relativo ao peso de cada pessoa: no mínimo 30ml para cada quilo, em dias normais. Já no calor excessivo, essa ingestão precisa ser maior. A sede é sempre um sinal de alerta de que o corpo precisa de mais hidratação.

Em dias de temperatura muito alta, Fernanda sugere o consumo de alimentos ricos em água para manter o equilíbrio dos diferentes minerais no organismo. Entre eles estão frutas como a melancia, o melão e o abacaxi, e vegetais como folhas verdes, aipo, abobrinha italiana, berinjela, pepino, nabo e rabanete.

Leia mais:
Confira dicas para manter-se saudável no verão
Saiba como tratar o vírus do herpes, que se manifesta mais no verão
Chás gelados são opção saudável para os dias quentes

Identifique manchas na pele

Quanto à pele, é preciso observar se o verão não deixou novas manchas, principalmente no rosto, no colo e nas mãos.

- Na Região Sul, a prevalência do câncer de pele é muito alta, então, quem mora por aqui precisa estar atento às novas manchinhas. Se aparecerem, consulte um dermatologista - explica a médica Telma Giordani.

A dermatologista Márcia Donadussi complementa que é preciso identificar tanto manchas escuras quanto claras, para avaliação precoce do problema e tratamento adequado. O problema pode ter sido causado por algo simples - como uma micose, no caso de algumas mais claras - ou ser sinal de algo mais grave, como uma doença sistêmica.

Controle o ressecamento e a oleosidade

O cloro da piscina, o sal da água do mar e o sol ressecam a pele, que necessita de muita hidratação antes, durante e depois do verão. A dica de Márcia é passar um creme hidratante sempre após o banho, quando o corpo está um pouco úmido. A dermatologista ainda alerta que tomar vários banhos ao dia contribui para o ressecamento. Portanto, evite passar sabonete nos braços e nas pernas muitas vezes.

Por outro lado, o uso contínuo do protetor solar, com várias reaplicações na praia, por exemplo, pode acabar deixando a pele oleosa no verão. Por isso, Telma indica a limpeza do rosto com sabonete neutro, seguida de um tonificante e um hidratante adequado ao tipo de pele.

Cuidado com cabelos e unhas

O verão também causa danos aos cabelos, que sofrem com o sal da água do mar e o cloro da piscina. Por isso, a dica de Telma é a mesma da pele: hidratação. O ideal é passar um creme nas madeixas antes de expô-las ao sol. Caso não seja possível, uma hidratação capilar pode ajudar a reparar os fios.

Para as unhas, a indicação é aproveitar as férias e dar uma pausa no esmalte:

- Ter sempre as unhas pintadas impede que elas respirem. Além disso, também é importante hidratá-las. Pode ser com o mesmo creme do corpo.

Bronzeado uniforme e duradouro

Uma rápida exposição ao sol sem protetor pode resultar em um bronzeado desuniforme, quando a pele fica com a marca de alguma peça de roupa, como blusa ou top. Para que a pele fique igual, Márcia indica o uso de autobronzeador na área mais clara. Não passar protetor no local e ir ao sol para "equilibrar" o bronzeado não é uma atitude segura, pois pode queimar a pele.

Já para prolongar a cor morena, a sugestão da dermatologista é usar cremes hidratantes que tenham autobronzeador na composição.

Recupere a dieta saudável

O período de férias muitas vezes é associado ao maior consumo de álcool e ao descuido com a dieta. A nutricionista Fernanda Bernaud afirma que o corpo não sabe que estamos de recesso, por isso guardará como reserva o que restar da energia consumida, na maioria das vezes como forma de gordura. A dica é intercalar os dias de exagero com de limpeza - ingerindo de muita água, vegetais (verde escuro e coloridos) e frutas (incluindo sempre as vermelhas, excelentes como antioxidantes).

- Os chás e o uso de especiarias são bem-vindos. Funcionam muito bem como detoxificantes - completa.

Na volta à rotina, é preciso retomar a alimentação saudável, ficando atento ao cuidado com o metabolismo.

- Equilibrar a flora intestinal seria o primeiro passo, com o uso de probióticos, comerciais ou manipulados, e alimentos ricos em prebióticos, como fibras, vegetais e frutas - recomenda Fernanda.

Leia mais notícias de saúde


MAIS SOBRE

Últimas Notícias