Notícias



Política

Dilma defende Lula de suspeitas em reforma de sítio 

Presidente se manifestou no Rio de janeiro, onde participou de ação do Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti

13/02/2016 - 12h42min

Atualizada em: 13/02/2016 - 21h22min


Agência Estado
Dilma Rousseff durante visita à Favela Zepelin, no Rio

A presidente Dilma Rousseff defendeu seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã deste sábado, durante uma visita à Favela Zeppelin, no bairro de Santa Cruz, na zona oeste do Rio, no Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti. É a primeira vez que a presidente vem a público se manifestar a respeito das suspeitas contra Lula na Operação Lava-Jato.

– Acho que ele está sendo objeto de uma grande injustiça. Eu respeito muito a história do presidente Lula e tenho certeza que este processo será superado, porque acredito que o país, a América Latina e o mundo precisam de uma liderança com as características do presidente Lula – disse a presidente Dilma quando questionada sobre o encontro que teve na sexta-feira com seu antecessor.

Leia mais:
Planalto e PT esperam posição de Lula sobre sítio em Atibaia
Dilma se encontra com ex-presidente Lula em São Paulo

Dilma Rousseff e Lula acertaram um roteiro para afastar a crise do Palácio do Planalto, durante encontro realizado em um hotel em São Paulo, nessa sexta-feira, 12. O ex-presidente é alvo da Operação Zelotes, que investiga um esquema suspeito de "compra" de medidas provisórias em seu governo.

Já o Ministério Público de São Paulo apura a suspeita de ocultação de patrimônio relacionada à compra de um tríplex no edifício Solaris, no Guarujá. A Operação Lava Jato vasculha benfeitorias executadas por empresas envolvidas no escândalo da Petrobras em um sítio frequentado por Lula e sua família, em Atibaia, no interior paulista. Ele afirma que usa o sítio para descansar, mas garante não ser dono da propriedade.

Zika

Ao se pronunciar sobre a ação de combate ao mosquito Aedes aegypti em todo o país, a presidente Dilma reiterou que o país corre atrás de décadas de abandono na área de saneamento.

– No passado ganhamos a guerra contra a febre amarela e vamos ganhar contra o zika (vírus).

E pediu que não apenas as autoridades se engajem nesse esforço, mas toda a população, já que 2/3 dos criadouros do mosquito estão dentro das residências. Ela citou que no Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas neste ano, está havendo uma ação dirigida. E falou também que sua gestão está colocando toda a estrutura de pesquisa no sentido de assegurar, "o mais rápido possível", uma vacina contra o zika vírus.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias