País convulsionado
Ato pró-Lula é transferido em São Paulo, mas mantido em Porto Alegre
Organizadores da manifestação paulistana preferem evitar confrontos com militantes anti-Dilma
Os manifestantes que organizavam para domingo, 13 de março, um ato pró-Lula em São Paulo, na praça Roosevelt, transferiram o evento. A nova data é dia 18.
A informação foi confirmada a Zero Hora pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em Porto Alegre, porém, o ato de simpatizantes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o dia 13 está mantido.
Leia mais
Em evento do PSDB, Aécio Neves recua nos ataques contra o PT
CUT decide orientar centrais estaduais a não realizarem manifestações no dia 13
CUT-RS confirma manifestação para domingo apesar de orientação nacional
– Virá pessoal do Interior e será um grande ato. E faremos outra manifestação dia 18 – promete Claudir Nespolo, presidente da CUT-RS.
O ato pró-Lula deve ocorrer a partir das 14h no Parque da Redenção.
Já em São Paulo a Juventude do PT (JPT), a UNE (União Nacional dos Estudantes) e movimentos sociais desistiram do "ato cultural" na praça Roosevelt, que ocorreria às 11h de domingo. O encontro Sem Medo de Ser Feliz – Pela Diversidade e Democracia, previa shows e presença de artistas e de blocos de Carnaval. As lideranças concluíram que o potencial de conflito seria grande, pois movimentos anti-Lula e Dilma vão se manifestar em todo o país, dia 13.
As manifestações contrários ao governo estão mantidas e acontecerão na Avenida Paulista, a 2 km dali, no período da tarde.
Já no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Mato Grosso os atos pró-Lula estão mantidos, mesmo contrariando orientação nacional da CUT. Nespolo garante que o objetivo não é fazer enfrentamento com os grupos antigoverno.
Enquanto os lulistas vão se organizar no Parque da Redenção, os anti-Lula se reunirão no Parque Moinhos de Vento. Ambos, a partir das 14h.
*Zero Hora