Segurança



Porto Alegre

Homem é acusado de matar cachorro de vizinha com chute durante passeio na Capital

Segundo relato da dona de Theo, a discussão teria começado após o animal ter urinado em frente a um prédio no bairro Santana 

30/04/2016 - 03h07min

Atualizada em: 25/09/2018 - 19h40min


Jaqueline Sordi
Enviar E-mail
Reprodução / Facebook
Theo tinha 11 anos e não resistiu aos ferimentos

Uma desavença entre vizinhos pode ter causado a morte de um cachorro de estimação. Segundo a professora Isabel Cristina Maciel Luz, 48 anos, um vizinho teria chutado seu cachorrinho yorkshire, o Theo, na última quinta-feira, no bairro Santana, em Porto Alegre. Motivo: o cão teria feito xixi em frente ao prédio do homem, que saiu do recinto e passou a discutir com a dona do animal.

Durante a briga, o cachorro teria sido chutado e arremessado para o outro lado da rua. Mesmo tendo sido levado ao veterinário para uma cirurgia de emergência, Theo, que tinha 11 anos, não resistiu aos ferimentos. Diagnosticado com uma hemorragia interna e traumatismo craniano, além de ossos quebrados e fígado e baço fraturados, ele sofreu uma parada respiratória e morreu.


A filha de Isabel, Luyen Acosta, de 15 anos, lembra que a mãe saía todas as noites para passear com o cachorro.

– Na quinta, chegou em casa perto das 19h com ele desmaiado. Minha mãe chorava muito e contou que um homem tinha chutado o Theo. Eu desci e fui tirar satisfação. E o homem me disse que chutaria até a minha mãe e faria tudo de novo – lembra a menina.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Isabel guardou uma mecha de pelos de Theo como lembrança

Muito emocionada, Isabel conta que, quando Theo fez xixi no local, e o vizinho a chamou. Ela teria se virado para pedir desculpas, quando ele, de repente, chutou o cachorro por baixo da barriga.

– O Theo voou para cima e caiu no chão. E daí não se mexeu mais. Não dá pra acreditar no que aconteceu. Quem faz isso com um animalzinho? Ele usava capa de chuva e sapatinho. Por onde eu andava, ele estava atrás de mim.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Theo era considerado um filho para Isabel, que cuidava do animal há mais de 10 anos

Após denúncia da família, foi aberto um inquérito para investigar o caso na 11ª Delegacia de Polícia da Capital. Conforme o delegado Adilson Carrazzoni dos Reis, duas testemunhas já foram ouvidas, e a polícia busca imagens de câmeras de segurança da vizinhança.

– O comportamento deste homem foi desproporcional, e inclusive há ameaças à proprietária do animal. Estamos colhendo provas para depois chamar ele para depor – explicou Carrazzoni.

O homem, cuja identidade não foi divulgada, pode ser indiciado por crueldade contra animais, com pena de até dois anos de prisão.

Neste domingo, está marcada uma "cãominhada" com saída da rua São Luis, em frente ao número 1101, às 16h. Há um evento no Facebook convidando quem quiser participar.

Homem morre após tentar salvar cachorro em Porto Alegre
Leia as últimas notícias do dia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias