Velocidade



Para a história

Alexander Rossi fatura a 100ª edição das 500 Milhas de Indianápolis

Americano, que é também piloto reserva da Manor na Fórmula-1, é o primeiro novato a vencer desde 2001

29/05/2016 - 17h33min

Atualizada em: 29/05/2016 - 17h45min


Francisco Luz
Francisco Luz
Enviar E-mail
Rossi toma o tradicional banho de leite no círculo da vitória

A 100ª edição das 500 Milhas de Indianápolis prometia muita emoção. E cumpriu com o combinado até o final. O americano Alexander Rossi, da equipe Andretti Honda, faturou a prova mais prestigiada do automobilismo dos Estados Unidos neste domingo, assumindo a ponta a apenas quatro voltas da bandeira quadriculada. Ele é o primeiro novato a vencer em Indy desde 2001, quando Hélio Castroneves estrou no mítico oval com vitória.

O triunfo de Rossi poderia ter sido de muitos outros pilotos. Durante a corrida, os brasileiros Castroneves e Kanaan estiveram sempre entre os primeiros, no pelotão que brigava pela vitória. Hélio, da Penske Chevrolet, mostrou na estratégia por que já tem três vezes o seu rosto estampado no troféu Borg Warner, enquanto Kanaan, da Ganassi Chevrolet, contou com a conhecida combatividade para surgir na frente.

Leia mais:
Em GP tumultuado, Hamilton vence em Mônaco

Os dois estavam na briga até o fim, mas uma longa sequência sem bandeiras amarelas – quando os pilotos geralmente aproveitam para colocar ou economizar combustível – fez com que muitos precisassem de pit-stops nas voltas finais. Foram os casos de Kanaan, que liderava até a 192ª das 200 voltas, de Josef Newgarden (Fisher Hartman Honda) e do colombiano Carlos Muñoz (Andretti Honda).

Rossi, contudo, decidiu arriscar. Sem fazer o "splash & go" dos rivais – uma parada rapidíssima, apenas para colocar combustível até o fim da prova –, o americano seguiu na pista e tirou o pé. Ele tinha quase uma volta de vantagem na 197ª, mas fechou com quatro segundos à frente de Muñoz. E o seu carro parou, sem combustível, poucos metros após a "brickyard", a linha de chegada com os tijolos originais do circuito.

O piloto, 24 anos, esteve no automobilismo europeu até o ano passado. Ele passou sete anos entre World Series e GP2, duas das principais categorias de base para a Fórmula-1, e chegou a fazer sua estreia na F-1 no ano passado, pela então Marussia. Rossi segue como piloto reserva da escuderia, agora chamada de Manor. E tem seu nome na história do automobilismo mundial com a vitória na centésima Indy 500.

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias