Entretenimento



Chanchada castelhana

Comédia romântica argentina narra encontro de atriz insegura com superastro egocêntrico

"Roteiro de Casamento" estreia nesta quinta-feira nos cinemas

26/05/2016 - 05h00min

Atualizada em: 30/05/2016 - 11h01min


Daniel Feix
Daniel Feix
Enviar E-mail
Adrián Suar e Valeria Bertuccelli estrelam longa de Juan Taratuto

O título em português, Roteiro de Casamento, até pode enganar. Mas o original em espanhol, Me Casé con un Boludo, entrega o espírito de chanchada do filme argentino que estreia hoje nos cinemas.

Trata-se da nova comédia romântica de Jean Taratuto, diretor de Não É Você, Sou Eu (2004) e Um Namorado para Minha Esposa (2008) e único representante do gênero no país vizinho cujos longas costumam chegar regularmente ao Brasil. É interessante conhecer esse contraponto "de mercado" àquele cinema prestigiado no circuito de festivais realizado por Lucrécia Martel e Pablo Trapero, entre outros. Contudo, nada muito além disso: Roteiro de Casamento passa longe dos roteiros inteligentes repletos de camadas de significação que tanto agradam aos espectadores brasileiros.

Leia também:
Filme gaúcho busca espaço em circuito hostil
Crítica: "Ponto Zero" é um grande filme gaúcho
Todos os comentários e as notícias de cinema em ZH

A rigor, o filme tem trama, estrutura e ambições idênticas às das comédias românticas contemporâneas de Hollywood – com a diferença de que se passa em Buenos Aires, particularmente nas ruas da região do Puerto Madero. Narra a história do relacionamento entre uma jovem e insegura atriz (Valeria Bertuccelli) com um superastro do cinema local (Adrián Suar) que ela conhece no set de um filme. Ele é o "boludo" do título, egoísta e egocêntrico, mas a garota não se dá conta disso – apaixona-se pelo personagem generoso e galanteador que o sujeito interpreta, como relata a amigos depois de terem se casado.

Não falta nada da cartilha do gênero: ele é um idiota de carteirinha, ela está carente, muito carente, mas o encontro a deixa feliz, e inclusive mais segura, até que a ficha cai e, depois, bem, há momentos de diversão e algumas reviravoltas, nenhuma capaz de estragar o humor de quem for ao cinema – porque se trata de um longa que só quer divertir o público.

Adrián Suar nasceu nos EUA e tem carreira consolidada na TV argentina, inclusive como roteirista e produtor. Não faz exatamente o tipo galã – de Tom Cruise, tem só o tamanho. Não chega a ser um problema, pelo contrário: é interessante observar as contradições de seu personagem entre o que ele é na tela (no filme dentro do filme) e na "vida real". Valeria Bertuccelli é que está aquém de seu talento – revelado em projetos tão diferentes quanto o drama XXY (2008) e a fantasia La Antena (2006).

Taratuto, que já havia reunido a mesma dupla de atores em Um Namorado para Minha Esposa, não segura a mão nas sequências mais, vamos definir assim, chorosas. O exagero costuma funcionar nas chanchadas – é perceptível a intenção de extrair humor dos reiterativos lamentos da protagonista feminina –, mas há um limite entre o que envolve e o que afasta o espectador. Roteiro de Casamento está sempre balançando entre esses dois lados. Pende mais para o segundo, no fim das contas.

Roteiro de Casamento
De Juan Taratuto
Comédia romântica, Argentina, 2016, 110min.
Em cartaz nos cinemas a partir desta quinta-feira.
Cotação: 2 estrelas (de 5).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias