Notícias



Juventude interrompida

Estudante de Enfermagem morto após assalto era engajado em causas sociais

Willian Coromberque Barbosa, 22, foi socorrido após ser baleado em um assalto no sábado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada desta segunda-feira

02/05/2016 - 21h06min

Atualizada em: 03/05/2016 - 12h17min


Schirlei Alves
Enviar E-mail

Estudioso, dedicado e sonhador. Assim a amiga Daiana Sanches, 28 anos, descreve Willian Coromberque Barbosa, 22 anos, morto na madrugada desta segunda-feira, após ser baleado durante um assalto na madrugada de sábado em Porto Alegre. Daiana conta que o jovem era engajado nas causas sociais, participava das reuniões do PSOL, partido político ao qual era filiado, e integrava o Diretório Acadêmico do curso de enfermagem.

– Ele não era um guri que deixava as coisas acontecerem e ficava só observando, estava presente em todas as ações possíveis.

Leia mais:
Jovem assassinada na Zona Norte de Porto Alegre tinha apenas 15 anos

Willian fazia planos de casar e viajar e sonhava ingressar no curso de medicina. Na última semana, estava ajudando a organizar a programação de palestras para um evento na faculdade. O fim precoce do jovem sonhador deixou os amigos e a família inconsoláveis.

– Não há nada que possa ser dito para confortar a família. Mas, gostaria de saber do Poder Público o que estão fazendo para melhorar a nossa segurança? Para que possamos passear com o cachorro no fim de tarde sem correr o risco de levar um tiro, perder um filho, um amigo ou um irmão? – desabafa, Daiana.

Passeio sem volta

O que deveria ser só mais um passeio com o cachorro no fim da tarde do último sábado, terminou com a morte do estudante de enfermagem de 22 anos, após um assalto. A vítima, Willian Coromberque Barbosa, e o companheiro, João Paulo Roehe, 37, estavam retornando de uma caminhada para preparar um jantar aos amigos que receberiam à noite, quando foram surpreendidos por um assaltante a pé, armado e com um capacete de motocicleta nas mãos.

O crime aconteceu na rua Visconde Duprat, no bairro Petrópolis, Zona Leste de Porto Alegre. O assaltante acabou fugindo sem levar nada. O susto e o instinto de proteção ao ser abordado pelo criminoso o fizeram reagir, na avaliação dos amigos.

_ Ele não levou um tiro porque reagiu. Ele levou um tiro porque nós estamos desprotegidos _ lamentou a amiga Daiana Sanches.

Willian foi baleado no abdômen e morreu na madrugada de segunda-feira. Ele chegou a ser socorrido com vida pelo Samu e foi levado às pressas ao HPS onde ficou internado na UTI.

O companheiro rapidamente mobilizou os amigos pelas redes sociais em uma campanha de doação de sangue. Em uma das mensagens publicadas na internet, ele manifestou esperança de que Willian se recuperasse dos ferimentos.

"Willian Coromberque, nós te amamos muito. Estamos te esperando, por favor, volta logo. Precisamos de você, o mundo precisa de você", escreveu.

A Unisinos, onde o estudante cursava enfermagem, divulgou uma nota de pesar no perfil do curso no Facebook, após a confirmação da morte.

Muitas pessoas lamentaram a perda do amigo pelas redes sociais.

_ Hoje o céu recebe uma grande estrela que precisou brilhar em outro plano. Vai com Deus, Willian Coromberque Barbosa _ comentou a amiga Gessika Fichtner.

O jovem está sendo velado na capela A do Cemitério Parque Jardim da Paz, onde será enterrado nesta terça-feira, às 17h. Willian era filho do meio de uma família de cinco irmãos.

Polícia aposta em retrato falado

A delegada Vandi Lemos Tatsch, titular da 8ª DP, investiga o latrocínio (roubo com morte). Há indícios de que havia mais um suspeito envolvido no crime dando cobertura e que supostamente pilotava uma motocicleta.

Agora, a delegada procura por câmeras de monitoramento da rua que possam ter gravado a movimentação da moto. Além disso, ela conta com a memória de testemunhas que presenciaram o assalto para tentar reproduzir um retrato falado digital. O equipamento eletrônico, segundo Vandi, tem sido eficiente na identificação de suspeitos, pois tem a capacidade fazer uma reprodução próxima da realidade.

Leia mais notícias do dia



MAIS SOBRE

Últimas Notícias