Geral e Polícia



Saúde

Aluna da UFSM que morreu na última sexta é a primeira vítima de gripe A em Santa Maria

Morte de jovem de 22 anos motivou protesto de colegas da medicina na última segunda-feira, contra suposta negligência de médicos do Husm

03/05/2016 - 14h02min

Atualizada em: 03/05/2016 - 15h50min


Naion Curcino
Naion Curcino
Enviar E-mail
Colegas de curso da estudante que morreu com gripe A protestaram no campus da UFSM na segunda-feira, contra atendimento que a jovem teria recebido no Hospital Universitário, que não teria sido adequado.

O Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou, na manhã desta terça-feira , a estudante de Medicina, de 22 anos, que morreu na última sexta-feira, estava infectada pelo vírus H1N1, causador da gripe A. Esse é o primeiro caso confirmado da doença em Santa Maria.

Os resultados dos exames foram remetidos à Superintendência de Vigilância em Saúde, que é responsável por fazer as coletas de materiais genéticos em casos suspeitos em cada caso notificado. A estudante universitária havia sido internada na última quinta-feira no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo e morreu no dia seguinte.

Leia outras notícias de Geral e Polícia

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Maria, Selena Michel, há outros cinco exames enviados pelo setor à espera de um resultado no Lacen. Um outro caso suspeito na cidade teve resultado negativo. Ao total, neste ano, foram registradas sete notificações de suspeita da doença na cidade.

– Tivemos a confirmação, sim, mas não há motivo para pânico. É preciso que as pessoas continuem tendo os cuidados habituais para a prevenção e sigam todas as recomendações, como lavar as mãos com frequência, entre outros _ afirma Selena.

Conforme a superintendente, não há informações sobre se a estudante teria alguma doença crônica respiratória ou cardíaca.

No momento, Santa Maria está sem doses da vacina contra o vírus Influenza, distribuídas pela campanha nacional de vacinação. Um novo lote deve chegar até sexta-feira. A previsão é que a imunização dos grupos prioritários na rede municipal de saúde recomece na próxima segunda-feira.

Como se proteger

- Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

- Utilize lenço descartável para higiene nasal.

- Evite compartilhar objetos pessoais como talheres, pratos, copos ou garrafas.

- Não cubra com a mão o nariz e boca ao espirrar ou tossir. Ao espirrar na mão e tocar um objeto, você pode passar o vírus para outra pessoa. Use o braço ou, de preferência, um lenço descartável

- Salas de aula e locais de trabalho devem ter janelas abertas (no limite de não provocar transtorno para outras pessoas).

- Abra frestas em mais de uma janela.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias