Entretenimento



Longa gaúcho

Filme gaúcho "Ponto Zero" estreia buscando espaço em circuito hostil

Primeiro longa de José Pedro Goulart conta história de amadurecimento de garoto de 14 anos que pega o carro do pai às escondidas

25/05/2016 - 05h02min

Atualizada em: 25/05/2016 - 07h50min


Daniel Feix
Daniel Feix
Enviar E-mail
Sandro Aliprandini interpreta o jovem protagonista de "Ponto Zero"

Com estreia prevista para esta quinta-feira no circuito de cinemas, Ponto Zero marca a chegada do diretor José Pedro Goulart, 56 anos, ao longa-metragem. É um primeiro longa tardio, dado que o primeiro curta, Temporal (codirigido por Jorge Furtado), foi lançado em 1984 – e que o histórico O Dia em que Dorival Encarou a Guarda, realizado pela dupla em 1986, já completou 30 anos. Mas veio "em um bom momento", define o cineasta, um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre e o criador das produtoras Zeppelin e Mínima.

– Fiz muita coisa nesse período. Cinema é algo complexo, cheio de percalços. Faz parte. Estou satisfeito – afirma.

Leia também:
Crítica: "Ponto Zero" aborda amadurecimento com lirismo
Première do longa no Festival de Gramado foi cerca de expectativas
Todas as críticas e notícias de cinema em Zero Hora

Ponto Zero conta a história de Ênio (Sandro Aliprandini), um adolescente de 14 anos sufocado pelos desafios do amadurecimento, tanto em casa quanto na escola, onde não é exatamente um dos garotos mais populares. O pai, um radialista (Eucir de Souza), é rude. E nem sempre está presente. A mãe (Patricia Selonk) sofre com a frieza e a grossura do marido. No meio dos dois, o guri se vê assombrado pelos sinais de que a vida adulta está chegando.

Belas e surpreendentes imagens de Porto Alegre (leia mais na crítica do filme) contextualizam a trama, especialmente aquelas que enfatizam a sensação de inadequação do jovem protagonista, tanto à cidade em que vive quanto à família à qual pertence. Certa noite, quando Ênio pega o carro escondido para ir à região da Avenida Farrapos, provavelmente ao encontro de uma prostituta, há uma quebra da estrutura narrativa. Um acidente transforma a experiência de rebeldia em uma espécie de pesadelo, cujas resoluções não são menos impactantes para o espectador – pelo contrário.

– Essa fase da vida é significativa, muitas coisas que acontecem nos marcam para sempre. E o que é mais interessante: ainda não sabemos lidar com essas coisas. Daí o porquê desse estilo calado, silencioso do Ênio – explica Goulart. – Mas gosto de pensar Ponto Zero como um filme sobre o amadurecimento de maneira geral, e não apenas sobre a juventude.

Exibido no Festival de Gramado de 2015, de onde saiu com dois troféus (melhor montagem e som), Ponto Zero entrará em um circuito cada vez mais hostil ao cinema nacional – à exceção das comédias populares da onda de "globochanchadas", são raros os longas que dispõem de tempo e espaço para encontrar seu público.

Goulart prefere não reclamar:

– Vamos devagarinho, estreando primeiro em algumas cidades, depois em outras. O filme é diferente do usual, mas as reações a ele têm sido muito boas. O público age como se tivesse deparado com uma boa surpresa, com respeito e aquele jeito de quem sai um tanto impactado. Que siga assim.

Relembre a cobertura do Festival de Gramado de 2015 em ZH


MAIS SOBRE

Últimas Notícias