Política



Palácio do Jaburu

PSDB pede a Temer combate à corrupção e reformas política e tributária

Cássio Cunha Lima disse que pontos a serem entregues ao vice-presidente foi aprovado pela executiva do partido

03/05/2016 - 14h55min

Atualizada em: 03/05/2016 - 17h23min


Agência Brasil
Agência Brasil

O PSDB entregou, nesta terça-feira, ao vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), um conjunto de propostas que o partido considera fundamentais para um eventual novo governo. Entre os pontos, estão o apoio à continuidade da Operação Lava-Jato, combate à corrupção, reforma política, simplificação do sistema tributário, controle da inflação com preservação do poder de compra do salário mínimo e manutenção e "qualificação" de programas sociais.

No documento, o PSDB também defende a retomada da discussão para a "implementação do parlamentarismo no Brasil".

Leia mais
Documento do PSDB a Temer propõe implantação do parlamentarismo
Temer fala com Aécio sobre fim de reeleição
FHC diz que PSDB não poderá ficar de "braços cruzados" em eventual governo Temer

Após reunião com Temer no Palácio do Jaburu, líderes tucanos enfatizaram que um eventual apoio à gestão do peemedebista não depende de cargos. Segundo o PSDB, se adotadas as propostas apresentadas pela legenda, Temer terá apoio total na pauta legislativa e liberdade para formar sua equipe de governo.

– Apresentamos a ele o documento que é a síntese do que o PSDB pensa em relação a princípios, a valores, e a propostas para um governo de emergência nacional, como temos chamado o futuro governo Michel Temer. Acho que é um belo roteiro emergencial para um país que vive as dificuldades que vive o Brasil – disse o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG).

O líder do partido no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), disse que o documento deixa claro que o PSDB não está oferecendo apoio em troca de ministérios.

– O que o PSDB pretende nesse instante é contribuir para uma melhoria na prática política no Brasil devolvendo ao presidente da República uma prerrogativa que deve ser só sua de montar a sua equipe.

Segundo Aécio Neves, Temer terá que agir com segurança, porque não haverá tempo para corrigir eventuais erros.

– O vice-presidente não tempo para errar. Disse ao Temer que, no caso dele e do seu governo, a primeira impressão é a única que existe. É preciso que logo na largada, não apenas na constituição do governo, mas também das propostas que deverá apresentar ao país, é importante que elas gerem a esperança, o otimismo que vem faltando ao país para superar essa crise.

Reforma política

A cúpula do PSDB não impôs um prazo para que Temer coloque em práticas as sugestões apresentadas nesta terça, caso assuma o comando do país.

– Haverá um tempo próprio para a construção dessas propostas – disse Cunha Lima.

Sobre a reforma política, o líder tucano elencou o fim das coligações partidárias como tema prioritário.

– Existe uma reforma que é a porta de entrada para todas as outras no campo da política, que é o fim das coligações partidárias, que já foi aprovado no Senado e não foi aprovado na Câmara. O fim das coligações é um passo muito importante para melhorar a gestão política partidária, que é uma das grandes distorções do nosso sistema na atualidade.

Leia as últimas notícias de Política

*Agência Brasil


MAIS SOBRE

Últimas Notícias