Grêmio



Xerife

Livros, liderança e pressão no Rio: conheça Wallace, novo zagueiro do Grêmio

Jogador chega nesta terça-feira para assinar contrato de três temporadas

24/05/2016 - 06h06min

Atualizada em: 24/05/2016 - 06h07min


Adriano de Carvalho
Adriano de Carvalho
Enviar E-mail
Luís Henrique Benfica
Luís Henrique Benfica
Enviar E-mail

O Grêmio fechou na segunda-feira com o zagueiro Wallace, ex-Flamengo. O jogador de 28 anos tem desembarque previsto para a manhã desta terça-feira na Capital, para assinar por três anos. O clube gaúcho pagará R$ 3,2 milhões, parcelados em 18 meses, para comprar 80% de seus direitos econômicos.

A vontade de Wallace em atuar no Grêmio foi decisiva para a conclusão do negócio. As bases financeiras foram definidas antes do jogo de domingo, na Arena. Uma reunião entre o presidente Romildo Bolzan e o CEO do Flamengo, Fred Luz, encaminhou as tratativas.

Leia mais
Grêmio fecha com zagueiro Wallace, que assinará contrato por três anos
Fred fala de evolução da defesa do Grêmio: "Precisava de tempo para trabalhar"
Em atividade dos reservas, Wallace Oliveira volta a treinar com bola no Grêmio

Ao final da manhã de segunda, com a liberação dos cariocas, o Grêmio acertou salários com o empresário do zagueiro, Guilherme Prado. O vice de futebol Alberto Guerra se impressionou com o desejo do jogador em atuar na Arena.

– Conversei com ele depois que o Flamengo formalizou o ok. O Wallace está com muita vontade de jogar aqui, pensa que a característica do Grêmio fecha muito com seu estilo de jogo – comenta Guerra.

Com perfil de liderança, Wallace chega para disputar com Fred o posto de parceiro de Geromel na zaga. É improvável que o reforço tenha condições de jogo para enfrentar o Atlético-MG, quinta-feira, em Belo Horizonte. Caso seu nome seja publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até sexta, poderá ser opção para encarar o Coritiba no domingo.

O desejo do Grêmio em contratar Wallace era antigo. Em dezembro, antes de trazer Kadu e Fred, o ex-executivo Rui Costa tentou o empréstimo do zagueiro, prontamente negado pelo Flamengo. Depois que Alberto Guerra assumiu o futebol, outra tentativa foi recusada pelos cariocas. Aí, o próprio Wallace resolveu intervir. Em 13 de maio, o zagueiro pediu a liberação ao técnico Muricy Ramalho, que insistia em sua permanência.

Foi franco com o treinador, ao dizer que não aguentava mais as críticas. Seu filho Lucas, 10 anos, sofria constrangimentos na escola. Até por isso, o zagueiro não queria mais seguir no Rio. O Grêmio ofereceu uma troca pelo atacante Fernandinho, negada pelo clube carioca. O acerto financeiro foi a solução.

– O Wallace foi escolhido como culpado pela situação da equipe. Mas quando ele saiu do time, o Flamengo foi eliminado da Copa do Brasil. Existia um desgaste junto aos torcedores – entende Guilherme Prado, representante do zagueiro.

Wallace viveu momentos antagônicos no Flamengo. Os primeiros, de aprovação, foram marcados pela conquista da Copa do Brasil e por herdar a braçadeira de capitão quando Léo Moura deixou o clube. Culto, chegou a lançar um blog, chamado "Wallace Leu", em que dava recomendações de leituras e escrevia comentários sobre as obras que já havia lido.

As primeiras críticas da torcida chegaram em 2015. Acabou sendo apontado como o vilão pela campanha insatisfatória do Flamengo no Brasileirão. A partir daí, nada mais servia. Até o blog virou motivo de ironia. A cada falha, torcedores diziam que zagueiro é para jogar, não ler livros.

– Ele sempre se expôs muito nas entrevistas, o que, talvez, o tenha prejudicado – avalia Raphael Zarko, setorista do Flamengo no Globoesporte.com.

Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias