Pelas Ruas



Proteção aos animais

Obra do hospital veterinário público já ganha forma em Porto Alegre

Construção, feita com dinheiro doado por empresário, deve ser entregue em outubro e priorizará ajuda a animais de rua ou de famílias pobres

30/05/2016 - 03h01min

Atualizada em: 01/06/2016 - 08h35min


Camila Kosachenco
Camila Kosachenco
Enviar E-mail

Entre ferros e caminhões, aproximadamente 20 homens trabalham sem folga desde o fim de março em um terreno localizado na Lomba do Pinheiro, quase no limite com Viamão. Eles constroem as fundações do primeiro hospital veterinário público de Porto Alegre, a Unidade de Medicina Veterinária Kate, que tem prazo de entrega estimado para outubro. Apesar de a obra andar em ritmo acelerado, a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) ainda não definiu nenhum aspecto da gestão da instituição.

Atropelamento proposital de cão causa revolta em Santa Cruz do Sul
Homem acusado da morte do cão Theo se defende

Prédio de 1,6 mil metros quadrados está sendo erguido em terreno na Lomba do Pinheiro, perto de Viamão

O prédio de 1,6 mil m² está sendo erguido em um terreno que já pertence à Seda e que atualmente abriga a Unidade de Medicina Veterinária, bem menor do que a futura. A nova estrutura deve garantir a internação de 150 animais, o que ampliaria em cinco vezes a capacidade atual de atendimento à comunidade.

– Temos uma estrutura pequena, que limita o atendimento. Tentamos atender da melhor forma possível. O hospital vai permitir a ampliação dos serviços e aumentar as esterilizações, que, em termos de controle populacional, é o que dá mais resultados – avalia a secretária-adjunta da Seda, Fabiane Tomazi Borba.

Depois de pronto, o local contará com cinco salas de cirurgia, UTI, setor de quimioterapia, banco de sangue, laboratórios e atendimento especializado de ortopedia, neurologia, dermatologia e cardiologia. Além disso, o horário de atendimento será maior, das 8h às 22h, o que garantirá que mais animais sejam atendidos. Todos os procedimentos serão gratuitos, e a prioridade será o tratamento de cães sem tutores ou que pertençam a famílias pobres. A ideia é que o hospital veterinário também funcione como um ponto de adoção.

Homenagem a mascote como contrapartida

Para sair do papel, o projeto contou com o investimento de R$ 6 milhões do empresário gaúcho Alexandre Grendene, que, em contrapartida, pediu que o nome da instituição prestasse uma homenagem a sua cachorrinha de estimação, Kate, uma bichon frisé de 11 anos. O empresário avisou que só se pronunciará sobre o hospital na inauguração da instituição, mas sua esposa, Nora Teixeira, revelou que o investimento nasceu do amor dele pela mascote inseparável do casal, que costuma acompanhá-los até em viagens.

– Ele começou a ver que quase ninguém fazia nada pelos cachorros, que poucos ajudavam os canis. Em uma conversa com Regina Becker, surgiu a ideia de construir o hospital – explicou.

Emocionada com o gesto do marido, Nora afirmou que o investimento poderá salvar a vida de muitos bichos, além de contribuir para a diminuição do número de cães abandonados nas ruas por meio de controle populacional com as castrações.

– Vamos entregar o hospital pronto e equipado. Sabemos que há vários veterinários oferecendo um turno de trabalho voluntariamente, para ajudar os cachorros abandonados – completa.

Idealizadora da Seda, Regina Becker Fortunati, que hoje ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa, comemora a construção:

– É a continuação e o coroamento de tudo o que fizemos.

Obra privada com gestão pública

No local, Seda já mantem uma pequena unidade para tratar animais abandonados em Porto Alegre

O hospital terá gestão da prefeitura, mas os detalhes ainda não foram definidos. A única certeza é de que o local será mantido com recursos da Seda, que, neste ano, teve orçamento em em torno de R$ 8,3 milhões. Um grupo formado por representantes do governo municipal e médicos veterinários tem discutido o tema e avalia número de atendimentos e custos das atividades.

– Tudo isso está no orçamento da secretaria – garante a secretária-adjunta Fabiane Borba.

Na quarta-feira, o UniRitter também começou a obra de um hospital veterinário em Porto Alegre. O espaço funcionará na Avenida Manoel Elias. Entre os diferenciais desse empreendimento, que deve ficar pronto no segundo semestre deste ano, está o atendimento especializado a animais silvestres, com área para tratamento e permanência temporária de animais silvestres. Haverá nutrição clínica, etologia clínica, reabilitação e fisioterapia, sala de quimioterapia e pet shop, dentre outros serviços.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias