Aeroporto
Operação-padrão causa filas para embarque no Salgado Filho
Funcionários que controlam acesso de passageiros reclamam de atrasos no salário
Funcionários terceirizados que operam o raio-x, no acesso à área de embarque do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, realizam operação-padrão na manhã desta segunda-feira. Com isso, há atrasos no acesso dos passageiros e filas no saguão do terminal. As informações são da Rádio Gaúcha.
Os trabalhadores reclamam que estão com os salários de abril atrasados. Os valores referentes ao vale-alimentação e vale-refeição foram pagos parcialmente.
Ao todo, a empresa Air Special mantém 120 funcionários no aeroporto da Capital. No entanto, a companhia opera em outros 21 terminais, que também enfrentam operação-padrão nesta manhã pelo mesmo motivo.
O processo fica mais lento, já que o controle é realizado em um passageiro por vez.
De acordo com o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, a empresa deveria ter depositado os salários na última terça-feira, dia 3 de maio. Além disso, o dissídio da categoria não estaria sendo cumprido.
A Infraero reconhece a situação e afirma que cobrou uma posição da empresa, mas ainda não recebeu retorno. Um plano de contingência está sendo preparado para que o impacto junto aos passageiros seja atenuado.
Os terceirizados pedem uma reunião com a companhia, mediada pela Infraero. Eles ameaçam paralisar completamente as atividades caso a agenda não seja marcada.