Polícia



Trânsito

Polícia Civil acredita que caminhão invadiu pista contrária em acidente com três mortes

Veículo colidiu contra ônibus no sábado em circunstâncias que serão apuradas pelos investigadores 

29/05/2016 - 15h59min

Atualizada em: 29/05/2016 - 16h00min


Veículo colidiu frontalmente contra ônibus que transportava cerca de 60 pessoas

A Polícia Civil apura as circunstâncias da colisão entre um caminhão, com placas de Feliz, e um ônibus empresa Expresso Rio Guaíba, no sábado, na Estrada do Conde, em Guaíba. O acidente deixou três mortos – o motorista do caminhão e duas passageiras do coletivo – e 33 feridos. Destes, três permaneciam internados em hospitais da Capital neste domingo.

Conforme a delegada Sabrina Dóris Teixeira, responsável pelo caso, a partir de segunda-feira as vítimas começarão a ser ouvidas. Entretanto, já há a certeza do que causou o acidente:

– Já entramos em contato com o IGP (Instituto-Geral de Perícias) e não há dúvidas de que o caminhão invadiu a pista contrária – afirma.

Leia mais:
Após acidente na Estrada do Conde, três feridos ainda permanecem no hospital
Três assassinatos são registrados em menos de três horas em Porto Alegre
Motorista e passageiros de lotação ficam feridos após acidente provocado por assalto em Porto Alegre

A investigação vai determinar as circunstâncias em que o acidente ocorreu. Para isso, exames e perícias foram solicitados, mas ainda não tiveram seus resultados divulgados.

– Vamos apurar se havia alteração de peso no caminhão, que em tese não poderia trafegar ali, ver se ele tinha autorização especial ou não. Também precisamos saber se ele dormiu na direção, se houve falha mecânica ou mesmo ingestão de bebidas alcoólicas – diz a delegada.

Contatada pela reportagem, a empresa Transportes Inácio, onde o motorista do caminhão trabalhava, afirmou que não tem "condições de se manifestar no momento" e que prestará esclarecimentos durante a semana.

A colisão aconteceu por volta das 6h20min de sábado, na Estrada do Conde. O ônibus, da linha Fátima, transitava no sentido Guaíba-Porto Alegre e transportava em torno de 60 pessoas, quando bateu de frente no caminhão, que buscaria materiais em Eldorado do Sul para descarregá-los em uma empresa de Montenegro.

O Serviço de Pronto-Atendimento Solon Tavares, de Guaíba, atendeu 33 feridos. Destes, quatro foram transferidos, ainda no sábado, para o Hospital de Pronto Socorro e para o Hospital Cristo Redentor, ambos em Porto Alegre. Um homem foi liberado pelos médicos, enquanto o motorista do ônibus e duas passageiras continuam internados. Os demais feridos foram medicados e liberados ainda no sábado.

As vítimas fatais do acidente foram identificadas como Marieli Machado de Oliveira, 49 anos, e Marlene dos Santos Eifler, 51 anos. Elas eram passageiras do ônibus. Renan Scherer, 26 anos, era o condutor do caminhão e morreu no local.

Restrição de tráfego

A Estrada do Conde tem restrição de tráfego de caminhões com peso total bruto acima de sete toneladas. Conforme o secretário de Mobilidade Urbana de Guaíba, Fernando Maganha, o caminhão envolvido no acidente pesa 12,5 toneladas vazio, portanto, estava trafegando irregularmente pela estrada.

Segundo o secretário, só há três possibilidades para caminhões andarem no local: pesar menos que sete toneladas, ter autorização especial para trafegar no local ou comprovar, por meio de nota, que pegará ou entregará mercadorias ao longo da estrada.

– Os dois municípios, Guaíba e Eldorado, se juntaram e criaram essa lei com a proibição justamente para evitar que as condições dessa estrada piorassem com o tráfego de veículos pesados – explicou Maganha.

Leia todas as notícias de polícia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias