Notícias



Em época de crise...

Procura por remédios nas Farmácias Públicas da Capital aumentou 500% em 10 anos

A situação, aliada a defasagem e atrasos em recursos, é o motivo apontado pelo município para faltas pontuais de medicamentos

02/05/2016 - 19h23min

Atualizada em: 02/05/2016 - 19h24min


Mateus Ferraz
Enviar E-mail

Grande parte dos 126 medicamentos oferecidos gratuitamente pela rede pública em farmácias municipais de Porto Alegre pode ser encontrada em mais de 150 pontos de distribuição. No entanto, não é incomum que a lista não esteja completa. Nesta segunda-feira, nove itens não estão disponíveis devido a atrasos na entrega de fornecedores e outros três não foram entregues por problemas na produção. O aumento de 500% na demanda nos últimos 10 anos é um dos motivos apontados para a situação. As informações são da Rádio Gaúcha.

A maior demanda está ligada, principalmente, a fatores econômicos. Pessoas que utilizavam planos de saúde e que compravam os medicamentos em farmácias normais, passaram a utilizar os serviços gratuitos do município. Além disso, na Capital, mesmo quem apresenta receita de médicos particulares, pode retirar remédios gratuitamente.

Leia mais
Decisão proíbe enfermeiros de entregarem medicamentos e população fica sem remédios nos postos de saúde
Prefeitura de Porto Alegre vai entrar na Justiça para tentar normalizar entrega de remédios em postos de saúde

– Nós também temos atrasos nos repasses. Recebemos os valores de março só ontem (domingo, dia 1º) – relata a coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde da Capital, Fabiane Leffa.

Segundo ela, além dos atrasos, há a defasagem nos valores repassados pela União e pelo Estado. O último reajuste ocorreu em 2010. Desde então, o custo estimado da Capital em medicamentos é de R$ 14 milhões por ano. O Governo Federal arca com 50% do valor. O restante é divido entre o Piratini e a prefeitura. No entanto, em 2015 foram gastos R$ 20 milhões. A diferença para a expectativa inicial foi bancada pelo município.

Entregas

Assim que os recursos chegam ao caixa da prefeitura, uma nova remessa de medicamentos é solicitada aos fornecedores previamente cadastrados. A espera pela entrega não pode ultrapassar 15 dias. Caso isso ocorra, as empresas podem ser multadas, notificadas e até, em casos extremos, proibidas de participar de licitações e tomadas de preço por cinco anos. Nesse momento, há processos em andamento contra dois fornecedores.

Leia mais
Pacientes sofrem com a falta da medicamentos em farmácias publicas de Porto Alegre
Saiba como conseguir remédios gratuitos ou com desconto

Locais

Porto Alegre possui 10 farmácias distritais, onde são distribuídos todos os 126 medicamentos na lista de gratuidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Há ainda 141 unidades básicas de saúde (UBS) com a entrega de todos os itens, com exceção de antibióticos e medicamentos controlados. A lista completa dos locais pode ser conferida aqui.

Em falta

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, os remédios abaixo estão em falta em todos os pontos de distribuição. Outros medicamentos podem não ser encontrados em alguns locais. Nesse caso, é preciso aguardar o remanejamento do estoque.

Medicamentos sem previsão de entrega – Problemas na procução

- Benzilpenicilina G Benzatina 1.200.000 – Antibiótico. Tratamento de sífilis, amigdalite e infecção de pele

- Glicazida 80mg – Para diabéticos

- Isossorbida 5mg – Vasodilatador. Para paciente com angina

Medicamentos com entrega em atraso

- Ácido Fólico Comprimidos – Para gestantes e recuperação celular

- Carbonato de Cálcio 500mg – Para pacientes com osteoporose

- Cefuroxima Suspensão – Antibiótico. Tratamento da pneumonia

- Ibuprofeno Comprimidos – Anti-inflamatório

- Levodopa 250mg + Carbidopa 25mg – Para pacientes com Mal de Parkinson

- Metformina 850mg – Tratamento contra diabetes

- Permetrina 1% Loção Capilar – Remédio para Piolhos

- Sulfato Ferroso Gotas – Contra anemia

- Viatamina A + D Gotas – Para pacientes com osteoporose

Leia mais notícias do dia



MAIS SOBRE

Últimas Notícias