Notícias



Porto Alegre

Reintegração de posse no centro da Capital é suspensa pela Justiça

Desocupação da Ocupação Lanceiros Negros estava marcada para as 6h desta terça-feira  

24/05/2016 - 08h17min

Atualizada em: 24/05/2016 - 16h37min


Vanessa Kannenberg
Vanessa Kannenberg
Enviar E-mail

Pouco antes das 7h desta terça-feira, advogados do grupo Lanceiros Negros, que ocupa um prédio na esquina das ruas General Câmara e Andrade Neves, no centro de Porto Alegre, informaram que uma decisão do Tribunal de Justiça (TJ) suspendeu a reintegração de posse marcada para as 6h.

O vereador da Capital Alberto Kopittke (PT), licenciado para comandar a Secretaria de Segurança de Canoas, divulgou no Twitter uma reprodução da decisão em que o juiz plantonista Jorge Luís Dall'Agnol acolheu pedido do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). A ação cautelar foi justificada pelo "perigo de dano irreparável ou de difícil reparação evidenciado pela imediata execução" da reintegração e também pelo "risco considerável de conflitos sociais", determinando a imediatamente suspensão da desocupação.

Leia mais:
Famílias em prédio no Centro prometem resistir à reintegração de posse
Especial: o mercado das ocupações na Região Metropolitana
Famílias ocupam prédio no Centro pedindo habitação

Os arredores do prédio, que já foi sede do Ministério Público, foram cercados pela Brigada Militar na noite de segunda-feira, para garantir a desocupação na manhã desta terça. A BM confirmou ter sido comunicada do cancelamento da desocupação somente por volta das 7h15min, quando começou a desmobilizar os cerca de 100 policiais que estavam no local.

Integrantes e apoiadores do MLB, que estiveram mobilizados durante toda a noite para impedir que a reintegração ocorresse, comemoraram quando a informação foi divulgada. O grupo afirma que 70 famílias moram desde novembro no prédio, que estaria desativado há mais de 10 anos, e que elas permanecerão no local.

O TJ havia determinado, na quinta-feira passada, a retirada das famílias, alegando que a construção não é própria para moradia e apresenta risco à integridade física dos ocupantes.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias