Vida



Alimentação

Sopa no café, no almoço e no jantar. Três receitas que trazem benefícios à saúde

Ingredientes como o gengibre podem enriquecer o prato, dar energia e ainda ajudar a aquecer o corpo nos dias mais frios

27/05/2016 - 03h00min

Atualizada em: 27/05/2016 - 03h01min


Sopa de moranga com gengibre, rica em betacaroteno e antioxidantes

A fumacinha sai do prato fundo em que aquele caldo colorido está pronto para ser consumido. A visão de uma sopa é quase romântica para quem aprecia o prato. Além de saborosa, a receita pode ser preparada para fazer parte tanto do café da manhã quanto do almoço e do jantar. E o melhor: pode ser congelada.

De fácil digestão, o prato é uma alternativa saudável e nutritiva, desde que leve os ingredientes certos. Um pedacinho de gengibre, por exemplo, pode dar sabor e energia. Se adicionar um pouquinho de pimenta na receita, acelera o metabolismo, que, nos dias mais frios, pode ficar um pouco mais lento.

E sopa de saquinho? A nutricionista Renata Ramos, coordenadora do mestrado em Nutrição e Alimentos da Unisinos, explica que esse tipo tem muito sal e aditivos que podem prejudicar a saúde.

– O sódio em excesso é ruim, mas os conservantes são ainda pior. O sabor intenso dessas sopas pode fazer com que a gente tenha um estresse gustativo muito grande, e isso é um problema – destaca.

A melhor maneira de tirar o máximo de benefícios das sopas é prepará-las em casa. Para a nutricionista Isabel Cristina Kasper Machado, coordenadora do curso de Gastronomia da UFCSPA, o "segredo" de uma boa sopa é preparar um caldo com ingredientes que, em geral, botaríamos fora, como as pontas da cenoura

– A receita pode levar ou não proteína e deixa a sopa com cara de feita em restaurante. O caldo leva ingredientes que, em geral, não são considerados nobres na cozinha. Se receita disser que leva tomilho, mas a pessoa não encontrar esse ingrediente, não tem problema – explica.

Leia também:
Por que comer fibras é fundamental para a sua saúde
Como baixar a pressão arterial naturalmente?

O caldo (também chamado de fundo) pode ser usado até para fazer arroz. Ele pode levar cebola, as folhas do alho poró, aipo, cenoura, talos da salsa, louro e tomilho. Esse fundo tem de ser levado ao fogo baixo por 2 horas e pode ficar na geladeira por 72 horas (desde que não tenha proteína) ou ser congelado.

Mas a vantagem de usar esse caldo vai muito além do sabor: com ele, usa-se bem menos sal na preparação da sopa.

– Quando você começa a descobrir novos sabores, acaba não tendo tanta necessidade de usar sal – diz Renata.

Aprenda três receitas e saiba o benefício de cada uma delas para a saúde:

1. Sopa creme de moranga e gengibre

De acordo com Renata, essa é uma das receitas de sopa mais completas.

– A moranga tem carboidratos e betacaroteno, um dos melhores antioxidantes que existe. O gengibre é um ótimo energético e aumenta a taxa metabólica. Ele ajuda a esquentar o corpo. Essa é uma ótima receita para o café da manhã – conta.

Veja a receita:
1/2 moranga cabotiá picada em cubos médio
1 cebola média finamente picada
1 dente de alho finamente picado
1 colher de chá de gengibre picado
1,5 litro de caldo de legumes
Sal e pimenta a gosto

Em uma panela, adicione azeite de oliva e refogue cebola, alho e gengibre. Em seguida, acrescente os cubos de moranga e o caldo de legumes. Cozinhe até a moranga começar a se desmanchar. Com um mixer ou liquidificador, bata até ficar um creme. Retorne a sopa novamente na panela e tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva.

2. Sopa creme de beterraba

A beterraba é poderosa em nitratos – responsáveis, por exemplo, por ajudar a baixar a pressão arterial – e antioxidades – que podem diminuir os danos causados por radicais livres, como problemas cardiovasculares.

Veja a receita:
4 beterrabas médias
1 cebola média finamente picada
1 dente de alho finamente picado
1,5 litro de caldo de legumes
sal e pimenta a gosto

Em uma panela, acrescente azeite de oliva, refogue a cebola e o alho. Em seguida adicione a beterraba em cubos e o caldo de legumes. Cozinhe até ficar macia. Bata tudo no liquidificador. Retorne a sopa na panela e tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva quente.

3. Sopa de cogumelo paris

O cogumelo paris, o mais popular no Brasil, é um alimento rico em proteínas e fibras. Ele contem folato – importante para manter os níveis adequados de ferro no organismo –, e vitaminas B. Uma boa sopa de cogumelo ajuda o corpo a ter mais resistência, mas é importante usar a versão fresca, já que a versão em conserva tem muito sódio.

Veja a receita:
250 gramas de cogumelo paris
1 alho finamente picado
4 colheres de sopa de cebola picada
1 litro de caldo de legumes
2 colheres de sopa de cebolinha picada
Sal, pimenta e noz-moscada a gosto

Higienize os cogumelos com um pano úmido e corte-os em laminas. Na panela, adicione azeite de oliva para refogar a cebola e o alho. Em seguida, acrescente os cogumelos e refogue-os. Adicione o caldo de legumes e cozinhe por 10 minutos. Com um liquidificador ou mixer, triture-os. Retorne a sopa na panela e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Salpique com a cebolinha. Sirva quente.

Como fazer o caldo caldo de legumes

1/2 talo de alho-poró médio
1/2 talo de salsão
1/2 cebola média
1 cenoura
1/4 de garrafa de vinho branco
1/2 ramo de tomilho
1 folha de louro
1 galho pequeno de alecrim
1 cravo da índia
5 litros de água

Pique todos os ingredientes e coloque-os em uma panela grande com água. Leve ao fogo baixo, sem ferver, por cerca de duas horas ou até que os legumes se concentrem no fundo da panela. Coe.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias