Política



Política

STF dá prazo de cinco dias para Temer se explicar sobre reforma administrativa

Medidas foram tomadas logo após o afastamento da presidente Dilma no processo de impeachment

25/05/2016 - 22h56min

Atualizada em: 25/05/2016 - 22h57min


Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, estabeleceu o prazo de cinco dias para que o presidente em exercício, Michel Temer, se pronuncie sobre a realização da reforma administrativa ocorrida logo após o afastamento da presidente Dilma Rousseff no processo de impeachment.

"Tratando-se a medida cautelar de providência de caráter excepcional, à vista da presunção de validade dos atos estatais, determino a oitiva da Exmo. Sr. Presidente da República em exercício, a cerca do pedido de medida cautelar, no prazo de cinco dias", diz Barroso no despacho proferido segunda-feira.

Leia mais
Dilma diz que mudança no repasse para educação proposta por Temer é retrocesso
Temer diz que aprovação da meta foi uma "bela vitória"
Itamaraty orienta embaixadas a rebater declarações sobre o impeachment

A decisão do ministro tem como base ação encaminhada ao STF pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) para reverter reforma administrativa realizada por Temer. A sigla questiona atos do Poder Executivo realizados nos últimos dias, funções privativas de presidente da República, como nomeação de ministros, fusão e extinção de ministérios, alteração de política externa, implementação de reformas tributárias e previdenciárias, venda de empresas públicas, extinção e redução de programas sociais e anulação de atos praticados pela residente eleita Dilma durante o exercício regular do mandato.

– A precariedade do mandato de um presidente em exercício não permite que ele faça reformas tão profundas. Defendemos que ele se abstenha de fazer esse tipo de ação durante o mandato interino que pode prejudicar programas tão essenciais ao país – afirmou o deputado federal e ex-ministro das Comunicações, André Figueiredo (CE).

Após os esclarecimentos de Temer, a ação será encaminhada para um posicionamento do advogado-geral da União e do procurador-geral da República que deverão se manifestar também no prazo de cinco dias.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias