Esportes



Adeus de Messi

Gonza Rodriguez: yo banco a Messi

Argentino defende craque e espera retorno à seleção

28/06/2016 - 08h10min

Atualizada em: 28/06/2016 - 08h12min


ZH Esportes
ZH Esportes

Curioso começar um texto explicando uma situação que deveria ser óbvia. Porém, nestes tempos de tanta falta de senso comum e de obtuso "resultadismo", tenho que explicar porque apoio o melhor do mundo.

Ele tranquilamente poderia ter escolhido a opção mais confortável e, talvez a mais logica, de representar a seleção da Espanha, país que o acolheu quando ele e a sua família precisavam de ajuda. Mas não, o guri optou por defender as cores da sua pátria natal.

Leia mais:
Um tango para Messi: o que explica a decisão do craque?
Jornal argentino cria campanha pela permanência de Messi na seleção
"Acabou a seleção para mim", diz Messi após derrota para o Chile

O engraçado é que, se ele tivesse feito essa razoável escolha, hoje, além de ser o melhor jogador desta época, de bater um monte de recordes pessoais, ganhado todos os prêmios individuais possíveis e conquistado tudo várias vezes com o seu clube, ele seria também campeão do mundo.

Mas não foi assim. O baixinho com problemas de crescimento preferiu o caminho mais difícil, preferiu o desafio de lutar para tornar ganhadores seus compatriotas. Quis compartilhar seus impressionantes êxitos pessoais com o restante dos argentinos. Tudo isto sabendo que corria sob a sombra gigante de Diego Maradona, mas ele não arregou.

Hoje, mais uma vez, muitos indivíduos que nem nas suas cidades conseguem ser os melhores nas suas profissões, que só conhecem a grandeza pelos filmes a que assistem na TV, criticam e julgam-o como um perdedor, um pipoqueiro, um "pecho frio" e, desta forma, depositam nele toda a frustração da sua mediocridade pessoal.

Porque ridiculamente, no meu país, exige-se mais de um esportista do que de um governante, mostrando claramente porque nunca seremos campeões do mundo nas coisas que realmente fazem grande um pais e, portanto, engrandecem todos seus habitantes.

Nunca vou me posicionar desse lado.

Para mim, é um orgulho ser conterrâneo deste cara, que chegou a ser um dos melhores da história na atividade que escolheu fazer, o esporte mais popular do planeta.

Para mim, é um prazer ser contemporâneo dele e ter tido a possibilidade de vê-lo jogar ao vivo, por mais que o verbo jogar fique curto para o que ele faz.

Eu só agradeço por seu esforço, conduta, humildade, generosidade e pelo imenso talento que mostrou nos campos de futebol do mundo, representando, por escolha própria, o país que simplesmente o viu nascer.

Espero que sua renuncia não seja definitiva, que não seja o triunfo dos medíocres e que as crianças sigam querendo ser como ele.

Apoio a Messi e tudo o que ele representa.

Yo lo banco.

Gonza Rodriguez é artista gráfico argentino
E-mail:
gonzarodriguez09@gmail.com

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias