Notícias



Pós-Brexit

Merkel, Hollande e Renzi definem prioridades que UE deve discutir

A chanceler alemã  declarou que é a Grã Bretanha que tem que dar o primeiro passo após a decisão da população britânica

27/06/2016 - 22h20min

Atualizada em: 27/06/2016 - 22h50min


Agência Brasil
Agência Brasil
Francois Hollande, Angela Merkel e Matteo Renzi durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira

Reunidos em nome dos 27 países-membro da União Europeia, os chefes de Estado e de Governo da Alemanha, França e Itália disseram nesta segunda-feira que qualquer negociação com a Grã Bretanha, depois do referendo que decidiu por sua saída da União Europeia, só começará depois de uma notificação oficial. A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou, em Berlim, que é a Grã Bretanha que tem que dar o primeiro passo após a decisão da população britânica.

Leia mais
Países rejeitam negociar com Londres antes de formalizar Brexit
Agência de classificação retira nota máxima do Reino Unido após Brexit
UE reafirma sua vontade de fechar acordo comercial com EUA apesar de Brexit

– Nós estamos aqui para preparar a reunião do Conselho Europeu que se dará amanhã e depois de amanhã. A rotina é que a gente se reúna uns dias antes para tratar dos assuntos e é claro que, dessa vez, nós falamos da novidade que é a saída do Reino Unido. Nós respeitamos plenamente a decisão do povo britânico, mas é preciso também levar em conta que essa decisão terá todas as consequências que devem ter decisões assim – disse Angela Merkel após encontro com o presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

A chanceler lembrou as bases do Artigo 50 do Tratado de Lisboa, assinado pelos países-membro da UE em 2007 e em vigor desde 2009. O tratado alterou as características legislativas do bloco, fortalecendo o Parlamento Europeu e instituiu a possibilidade de saída da UE, desde que avisada com antecedência. Embora fazendo a ressalva de que o processo de ruptura entre Londres e Bruxelas (a sede da UE) só pode ser iniciado com um pedido formal por parte das autoridades britânicas, os três líderes cobraram rapidez para diminuir as incertezas e virar de vez essa página.

A solicitação só deve ser apresentada quando o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, deixar o poder, o que está previsto para acontecer em outubro, mês em que o Partido Conservador escolherá seu novo líder, provavelmente o ex-prefeito de Londres Boris Johnson. Apenas depois disso começarão as negociações – formais e informais – entre Londres e Bruxelas.

– O que aconteceu na semana passada demonstra que este é um tempo propício: se, por um lado, estamos tristes pelo voto dos britânicos, também é verdade que essa é uma época propícia para uma nova página na União Europeia – afirmou Renzi, catapultado ao grupo dos principais líderes europeus após o Brexit.

Sua entrada, no lugar de Cameron, no trio formado com Merkel e Hollande também deve fortalecer uma nova abordagem no projeto da UE. Renzi é um dos mais firmes defensores de reformas na União Europeia e tem sido crítico feroz das políticas de austeridade que colocaram muitas economias, inclusive a italiana, de joelhos.

– Há uma necessidade forte de dar pernas e coração ao projeto europeu para as próximas décadas. Sabemos que a UE é forte e sólida, e deve ser cada vez mais solidária e capaz de olhar para o futuro – destacou o primeiro-ministro italiano.

O mesmo tom está na declaração conjunta dos três líderes, que pede para Bruxelas dar mais atenção às "prioridades essenciais" das pessoas e deixar de atuar em áreas nas quais os Estados podem agir melhor – a reclamação de ingerência da UE em assuntos menores dos países-membros é frequente.

Não podemos perder tempo

Em seu discurso, após o encontro preparatório para a reunião do Conselho de Ministros, o presidente francês disse que não se pode perder tempo, ao fazer referência à pressa que se deve ter em definir a situação britânica no bloco. Ele disse que não só a questão política está no bojo da decisão, mas também a financeira.

– Por que não podemos perder tempo? Porque nada é pior que incerteza. A incerteza gera comportamentos irrracionais e geram também comportamentos financeiros que podem ser igualmente irracionais, e isso o Reino Unido já experimentou e foi doloroso tanto no plano político quanto no plano finacneiro – afirmou François Hollande.

O chefe de Estado francês disse esperar que, para a Europa, no entanto, não haja maiores consequências com a saída do Reino Unido.

– Não haverá consequências porque a Europa é sólida, forte. É um projeto que deve ser buscado mesmo que haja mudanças intervindo e que suas prioridades sejam reafirmadas – disse Hollande.

Prioridades

Em um carta conjunta, os três líderes apontaram as quatro prioridades discutidas entre eles e que serão levadas ao Conselho de Ministros: a segurança interior e exterior, o que significa tratar da proteção das fronteiras e a luta contra o terrorismo, além da crise migratória; as condições para que se estabeleçam as bases de uma economia forte que leve ao crescimento, ao fornecimento de empregos suficientes, principalmente para os jovens, e a questão energética; a criação de programas específicos para a juventude, especificamente direcionados à formação, ao empreendedorismo e acesso ao emprego; e, por fim, a busca por uma harmonização fiscal e social na zona do euro. Angela Merkel enfatizou, dentre essas prioridades, a questão dos jovens, lembrando que eles foram a maioria no voto pela permanência do Reino Unido na União Europeia.

– Os jovens esperam uma Europa que funcione e abra as perspectivas do futuro. Precisamos refletir sobre como apresentar essas perspectivas aos jovens, como lhes apresentar sinais positivos – disse a chanceler alemã.

Ela lembrou que, em setembro, o Conselho de Ministros deve se reunir novamente, quando, então, tratará de medidas específicas relativas à saída da Grã Bretanha do bloco. Merkel também lembrou que, em março de 2017, quando completam-se 60 anos do Tratado de Roma, que estabeleceu as bases para a criação da Comunidade Econômica Europeia, seria muito tarde para discutir essas questões.

–Não podemos esperar até essa data para apresentar uma proposição específica na área da defesa, da segurança e da competitividade. Portanto, todos os detalhes serão discutidos nessa ocasião, em setembro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias