Tempo
Sábado tem possibilidade de neve no Rio Grande do Sul
As baixas temperaturas em São José dos Ausentes e Bom Jesus, combinadas com a umidade, possibilitam a ocorrência do fenômeno
Com temperaturas que podem ficar em -4°C em Bom Jesus e -5°C em São José dos Ausentes, a madrugada e o início da manhã deste sábado podem reunir as condições para queda de neve nos Campos de Cima da Serra. A meteorologia prevê que o fenômeno pode ocorrer até o amanhecer – depois, as chances serão mais reduzidas.
– A baixa temperatura nesses municípios acaba facilitando a ocorrência de neve, pois, aliado a isso, tem um ciclone extratropical no oceano que empurra a umidade para o leste do Estado – explica Olívia Nunes, da Somar Meteorologista. – Ao longo do dia, a umidade diminui, e o domingo será mais seco e com geada – acrescenta.
Leia mais:
Moradores relatam queda de neve em municípios da serra gaúcha
Procura alta para autorizações de acesso ao Morro da Igreja
A combinação de baixa temperatura com alta umidade é propícia para o fenômeno. A meteorologista diz que é preciso que os termômetros marquem pelo menos 0°C não muito acima da superfície, possibilitando que o floco saia da neve e não derreta.
No início da tarde de sexta-feira, moradores de diferentes regiões da Serra relataram a queda de neve. A fotógrafa Ana Pacheco fez um registro do pátio de casa, em Gramado. Ela lembra que o celular marcava -1ºC.
– Filmei, e o vídeo está sendo compartilhado por gente de todo lugar – conta.
No início da tarde de sexta-feira, a possível queda de flocos de neve em municípios como Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado, Canela e São Francisco de Paula provocou euforia. De um instante para o outro, relatos com fotos e vídeos passaram a ser compartilhados nas redes sociais com frases de encantamento pelo fenômeno. Embora os institutos de meteorologia logo tratassem de jogar um balde de água fria, muitos seguiram convencidos de que registraram a primeira neve do ano no Estado.
Em Caxias, a moradora Letícia Amaral, 24 anos, sentiu os flocos caírem de forma tímida próximo das 13h, na localidade de Forqueta.
– Diferenciei porque senti os floquinhos caindo na mão. Depois, começou a chover – descreveu Letícia.
A jornalista Vitória Lovat, 24, filmou os flocos por volta das 12h30min, no centro de Farroupilha.
– Durou uns cinco minutos. Senti até um barulho diferente – afirmou.
Na sexta-feira, nas redes sociais, a meteorologista Estael Sias compartilhou vídeo afirmando que houve registro de neve granular (pouca quantidade de grãos) em Gramado, por volta de 12h30min. A Somar Meteorologia, no entanto, não registrou neve na Serra. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmaria apenas neste sábado se, de fato, nevou em Gramado.
Depois de 1984, quando a Capital registrou neve, em pelo menos outros 19 anos o fenômeno pintou a paisagem do Rio Grande do Sul. Confira alguns deles:
1984 – Numa sexta-feira de 3,2°C, uma nevada parou Porto Alegre. O fenômeno, que parecia improvável, não ocorria desde 1909, quando meteorologistas passaram a tentar entender os humores do clima. Moradores de pelo menos 30 municípios também foram brindados com a neve.
1987 – A primeira vez que os flocos brancos caíram no Estado no ano foram ainda no mês de maio. As cidades que registraram o fenômeno foram Bom Jesus e Cambará.
2000 – A primeira cidade que teve registro de neve foi Erechim, em um período de três minutos. Passou praticamente despercebida pela população, sendo confundida com granizo. No mesmo mês, julho, outras cidades, como Passo Fundo e Caxias do Sul, tiveram registros.
2005 – A neve chegou só em setembro, a 10 dias do início da primavera. Bom Jesus que teve registro.
2010 – O fenômeno pintou gramados inteiros, cobriu telhados e congelou para-brisas. Cambará chegou a ter cinco horas consecutivas de queda de neve.
2013 – Último ano em que o fenômeno se fez bastante presente no Estado. Entre julho e agosto, diferente cidades registraram a queda dos flocos brancos.