Notícias



Saúde

Banco de leite do Hospital Presidente Vargas precisa de doações: saiba como ajudar

O leite humano é essencial para os bebês prematuros internados na setor neonatal

22/07/2016 - 18h55min

Atualizada em: 22/07/2016 - 19h00min


Com capacidade para processar 100 litros de leite humano por mês, o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas de Porto Alegre está com estoque abaixo da necessidade. O alimento é essencial para os bebês prematuros internados no setor neonatal. Para realizar doações é necessário entrar em contato com o hospital pelo telefone 3289-3334.

As mamães que estiverem amamentando e quiserem doar estarão ajudando a alimentar crianças como a pequena Evilyn, que nasceu de 35 semanas, no dia 12 de julho e só pode receber o leite da mãe Elanir Bueno, 24 anos, no terceiro dia de vida. Elanir teve pré-eclâmpsia e agora que já pode amamentar a filha também doa o excesso de leite.

– Como ela nasceu prematura, o leite é fundamental por conter todos os nutrientes para proteger de doenças. Sei o que fizeram pela minha filha e também quero doar a outras crianças que precisam e não podem ser amamentadas pela mãe – conta.

Leia mais:
Gripe A: número de mortes sobe para 178 no Rio Grande do Sul
Consumo de álcool está relacionado diretamente a sete tipos de câncer, aponta estudo

O que é preciso saber para doar:

/// Mulheres que estiverem alimentando e tiverem excesso diário de leite (no mínimo em torno de 50ml) podem doar. Basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano, que fica na Avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334.

/// A coleta do leite pode ser feita em casa, desde que as doadoras estejam amamentando e que a retirada obedeça algumas regras de higiene que serão repassadas no momento do contato com o hospital.

/// Na primeira doação, é preciso se dirigir ao Banco de Leite para preencher um cadastro e assinar o termo de consentimento.

/// Nas próximas vezes uma equipe do hospital busca o leite direto na residência.

/// O leite recebido passará por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização e, só depois, será liberado para o consumo dos bebês.

Leia as últimas notícias do dia



MAIS SOBRE

Últimas Notícias