Encare a crise



Encare a Crise

Como aproveitar as liquidações de inverno 

Estoques que precisam esvaziar antes da chegada da coleção primavera-verão e economia fraca motivam promoções nas lojas. Veja dicas para acertar nas compras 

25/07/2016 - 03h03min

Atualizada em: 25/07/2016 - 08h34min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail

Está aberta a temporada das promoções de inverno. Nos shoppings e no comércio de rua da Capital, as vitrines exibem casacos, botas e blusões com descontos que giram de 30% a 60%. Pesquisa do Sindilojas feita em 8 de julho com comerciantes do BarraShoppingSul mostra que 58% deles estão com as lojas em liquidação, e a maioria havia iniciado as promoções no final de junho ou na virada do mês.

Os motivos principais são a economia fraca, que dificulta as vendas, e a chegada das coleções primavera-verão. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, Alcides Debus, apesar de os lojistas terem reduzido as encomendas para o inverno, ainda há estoques que precisam ser esvaziados antes de agosto, quando vêm novas coleções.

Leia mais:
Saiba como evitar a falência prematura de sua empresa
Prepare a agenda de compromissos financeiros do segundo semestre

– As vendas de inverno começaram cedo neste ano, o movimento foi bom principalmente em maio. Mas, agora, as peças que ainda permanecem nas lojas começaram a entrar em promoção – explica.

De acordo com o dirigente da CDL, em razão de estoques menores, nesta temporada há menor número de roupas em liquidação, de forma que, quem não se agilizar, poderá perder as melhores oportunidades.

Já o educador financeiro Adriano Severo, professor de Economia da Fundatec, pondera que a compra de itens em promoção precisa ser planejada. Ou seja, cuidado com a pressa. A recomendação é de que se anote, antes de sair de casa, o que é necessário comprar, para evitar o impulso.

Se a compra for pensada, o torra-torra pode ser uma boa oportunidade para antecipar o consumo, diz Severo. Isso por que, mesmo que as temperaturas não desabem mais em 2016, gasta-se agora menos do que seria gasto no próximo ano, quando o inverno rigoroso voltar.

– É uma ótima época para comprar produtos de inverno, já que estarão com desconto, pois em seguida virão as próximas coleções – afirma Severo.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias