Política



Impeachment 

Defesa de Dilma ganha mais um dia para as alegações finais 

Prazo inicial venceria na quarta-feira. Advogados da presidente afastada queriam adiamento de dois dias

26/07/2016 - 21h51min

Atualizada em: 26/07/2016 - 21h55min


Agência Senado

O presidente da Comissão do Impeachment, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), deu mais um dia para que a defesa da presidente afastada Dilma Rousseff apresente as alegações finais. O prazo venceria na quarta, mas os advogados de Dilma argumentaram que a suspensão dos serviços do site do Senado Federal para manutenção programada, ocorrida no último fim de semana, teria prejudicado o acesso aos autos do processo.

Leia mais
Defesa de Dilma usará decisão do MPF que descarta crime em pedaladas
Diminui a proporção de pessoas que apoiam o impeachment de Dilma
Dilma critica educação sem partido e diz que governo quer "bando de carneiros"

A defesa da presidente afastada queria um adiamento de dois dias, mas Lira argumentou que a indisponibilidade do portal eletrônico do Senado foi anunciada com antecedência. Segundo o senador do PMDB, o sistema permite que os arquivos sejam baixados para consulta no computador do usuário sem necessidade de acesso à internet e o site voltou ao funcionar antes de dois dias de suspensão.

Diante disso, Raimundo Lira atendeu parcialmente o pedido da defesa e estendeu o prazo para as últimas alegações da defesa nesta fase do processo de impeachment até o final da tarde de quinta-feira.

Cronograma

Após a entrega das alegações, a documentação será encaminhada ao relator da comissão, Antonio Anastasia (PSDB-MG), que terá cinco dias para apresentar seu parecer sobre a acusação.

O relatório será votado pela comissão, por maioria simples – metade mais um dos senadores presentes à sessão. Em seguida, haverá nova votação no plenário da Casa, sob o comando do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, encerrando, assim, a fase de pronúncia do impeachment.

*Agência Senado


MAIS SOBRE

Últimas Notícias