Mundo



Violência

Duas irmãs são mortas pelo irmão em nome da honra no Paquistão 

A cada ano centenas de mulheres são assassinadas no país por parentes por terem supostamente manchado a honra familiar

30/07/2016 - 15h44min

Atualizada em: 30/07/2016 - 15h46min


AFP
AFP

Duas irmãs foram assassinadas a tiros pelo irmão porque se preparavam para casar com dois homens sem seu consentimento, no mais recente crime realizado em nome da honra no Paquistão, anunciou neste sábado a polícia.

Kosar e Gulzar Bibi, de 22 e 28 anos, foram mortas na sexta-feira por seu irmão Nasir Husain, de 35 anos, um dia antes de se casarem na província de Punjab (centro), explicou à AFP um oficial da polícia, Mehar Riaz.

Leia mais:
Estrela do Facebook é morta pelo irmão no Paquistão
Presidente turco pede aos EUA que extraditem suposto líder de tentativa de golpe
França adiciona o crime de "pobrefobia" em seu código penal

Segundo esta fonte, Nasir se opunha a ambos os casamentos e queria que suas irmãs se casassem com homens escolhidos entre sua família distante.

_ O irmão matou a tiros suas irmãs ontem e fugiu _, declarou o oficial, que acrescentou que o indivíduo está sendo procurado pela polícia.

_ Trata-se de um crime de honra _, declarou.

Questionado pelos jornalistas, Ata Mohamad, pai de Kosar, Gulzar e de seu irmão, disse estar devastado.

_ Ele (Nasir) arruinou a família, nos destruiu _, declarou.

A cada ano no Paquistão, um país muito patriarcal, centenas de mulheres são assassinadas por seus próprios familiares por terem supostamente manchado a honra familiar.

Uma controversa disposição do direito islâmico, em vigor no país, prevê que os homens que matam mulheres de sua família podem ficar impunes diante da justiça se seus parentes os "perdoarem" em troca do pagamento uma multa.

Um comitê composto por membros das duas câmaras do Parlamento adotou por unanimidade em 21 de julho emendas às leis existentes a respeito dos crimes de "honra" e dos estupros, que poderão ser votadas nas próximas semanas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias