Esportes



Opinião

Luiz Zini Pires: como o futebol europeu afeta o Brasil, os clubes e seus milhões de torcedores

José Colagrossi, do Ibope, dá uma aula sobre nosso esporte favorito

24/07/2016 - 10h00min

Atualizada em: 24/07/2016 - 14h36min


Luiz Zini Pires
Luiz Zini Pires
Enviar E-mail
O escândalo da Fifa envolveu o mundo do futebol, afetou a CBF, os clubes brasileiros e afugentou patrocinadores

É bom trocar ideias com especialistas. É ótimo quando o paulista José Colagrossi fica ao alcance do radar da coluna. O diretor executivo do Ibope Repucom, formado em Marketing pela Fairleigh Dickinson University (FDU) e com MBA pela Columbia University, nos Estados Unidos, consegue observar o futebol que poucos enxergam. Aquele que sai das quatro linhas, passa pelo vestiário, entra nas salas refrigeradas, toca nos patrocinadores e não se encerra na sala da TV. Não termina no confortável espectador do sofá.

– Noto no futebol brasileiro uma mistura de preocupação e otimismo. Há a Copa de 2014, pura humilhação, a corrupção da Fifa, que atingiu o mundo, e o crescimentos dos outros esportes no país, como vôlei e basquete. E, claro, a exposição do futebol europeu compete com os nossos campeonatos – ele afirma.

Leia mais:
Luiz Zini Pires: Neymar se perdeu na Europa e não é mais o que todos imaginavam
Luiz Zini Pires: será que Bolaños poderá repetir no Grêmio o que fez no Emelec e na seleção?
Luiz Zini Pires: só cinco colorados marcaram gols em 15 rodadas do Brasileirão

Enquanto Colagrossi fala ao telefone no meio da tarde, os aparelhos de tela gigante da Redação de ZH exibem um amistoso de pré-temporada 2016-2017 entre o Bayern de Munique e Manchester City (1 a 0) na Alemanha. A Europa nunca desliga. Liga os outros.

– O futebol europeu briga no mercado doméstico com o brasileiro. Os clubes espanhóis são os preferidos. O Barcelona lidera com 28%. O Real Madrid é segundo, tem 18%.

Pergunto se a Europa, abrigo milionário dos craques do globo, pode danificar de verdade o nosso pobre futebol. Colagrossi, que acumula mais de 10 anos de experiência no segmento de pesquisas de marketing esportivo e patrocínio, no Brasil e em mercados internacionais, responde. É direto:

– Pesquisas mostram que 3% a 5% dos brasileiros entre 16 e 29 anos só torcem por times estrangeiros. O interesse dos jovens pelos times europeus vem crescendo consistentemente nos últimos anos e se deve, principalmente, à presença dos melhores jogadores do mundo nos campeonatos do velho continente, ao crescimento da cobertura do futebol europeu pela mídia brasileira e ao aumento do número de assinantes de TV paga no Brasil.

Ele continua:

– Mas ele não tem paixão pelo Barça ou pelo Madrid, por exemplo. Não goza e nem é gozado na escola, no encontro entre amigos, no bar, como quando jogam Grêmio e Inter. Não tem aquele clima. Não chora. Fica feliz. É simpatizante e não torcedor. Há uma diferença.

– Falta paixão? – questiono.

– O que vai salvar o futebol brasileiro é a paixão, mas também outro calendário, a promoção pelas mídias sociais e o engajamento entre clubes e torcedores, que precisa ser reconhecido pela sua paixão. O clube precisa dar voz a ele.

Não só o fã, os clubes precisam trazer os patrocinadores que se afastaram e cativar novos. O poder da Europa é tremendo. O calendário é bom, as celebridades estão quase todas lá, a TV faz uma cobertura quase perfeita. As imagens rolam na internet o tempo todo.

– A crise financeira afastou patrocinadores. A má imagem do futebol, não só a do Brasil, colaborou. O patrocinador temeu a rejeição do torcedor. Saiu, mas voltará. Sou otimista. Existem soluções.

Outro problema é que o futebol não corre mais só na TV. Há centenas de atrações, agora via internet. O consumidor está exigente. Não quer só a bola. Pede a celebridade perto dela.

A dupla Gre-Nal, as torcidas, as paixões, as camisas e os patrocinadores:

1) Colagrossi diz que o que dá mais dor de cabeça são as pesquisas sobre o tamanho das torcidas. Ninguém fica feliz com os números. Todos acham que têm mais torcedores do que os números exibem. Tanto que o Ibope não deve publicar os números de 2016. Só abastecerá os clubes: "A cobrança é infernal", garante.

2) Ao contrário da maioria, o diretor do Ibope Rupecom qualifica Grêmio e Inter como times nacionais e não regionais. A Dupla exibe torcida em mais de um Estado, em Santa Catarina, no Paraná, em Mato Grosso, entre outros, devido à migração gaúcha. Há bolsões de torcedores na Bahia e em Pernambuco, sempre visíveis nos jogo

3) O Ibope perguntou: qual o time que o entrevistado torce mais? Flamengo (16%) e Corinthians (14%) lideram. São seguidos por São Paulo (7%) e Palmeiras (5%). Depois, Vasco e Atlético (4%). Então, Grêmio, Inter e Cruzeiro, com 3%. Espanta os que não torcem por nenhum time no país. São 23%.

4) No Estado, os patrocinadores mais lembrados são Banrisul e Tramontina, que em janeiro deixou as camisas da Dupla. O curioso é que, segundo as pesquisas, no Inter, a Nike (14%), parceira nos uniformes, está em segundo lugar na cabeça do fã, com o banco estatal em primeiro (31%) e a Tramontina (10%) em terceiro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias