Olimpíada 2016



Opinião

Paulão: a essência da superação

Colunista fala sobre a força mental para chegar aos resultados

30/07/2016 - 12h03min

Atualizada em: 03/08/2016 - 08h06min


O que realmente aprendemos com os atletas? Sabemos que as vitórias e as derrotas são situações normais e que a superação é quase uma obrigação. Os treinos exaustivos são importantes, mas haja paciência para tanta repetição e cobrança pela quase perfeição pelos técnicos. Eles são craques em fazer isto, mas nem sempre pedem com um tom educado e cordial.

A pressão é diária, pois os adversários serão implacáveis ao acharem um ponto fraco e ali ficarem batendo e atormentando sua equipe. Em jogos de igual técnica, aquelas derrotas de 3 a 2 são as mais doloridas, pois as lembranças sempre são as falhas. No momento da reflexão dos seus erros, equívocos e da ida para o banco de reserva, a primeira coisa que vem na nossa mente é: vou treinar mais, por que fiz isso ou aquilo; treinei tanto, fiz isto várias vezes e errei, este momento é crucial para o crescimento.

Leia mais
Seleção argentina é roubada em hotel no México antes de embarque ao Rio
Prédio da Austrália na Vila Olímpica tem princípio de incêndio
Equipe de levantamento de peso da Rússia é banida da Olimpíada por doping

Vem a superação, normalmente depois de uma derrota dolorida, uma discussão com o técnico ou até a busca de melhores resultados individuais. Confesso que até passa na nossa cabeça ser destaque em uma posição ou outra, mas na hora do jogo valendo, cai por terra qualquer pensamento individualista, ao menos nestes vários anos que estive na seleção brasileira pouco vi deste individualismo.

A superação é a palavra mágica do atleta. Tudo bem que temos que passar para os torcedores valores garra, determinação, superação e tudo mais de espetacular que mereça ser assistido, mas as vitórias e derrotas são sem dúvida o início da história. Ninguém entra para perder, muito menos um atleta, que em sua curta carreira multiplica por mil sua determinação, mas não para mostrar ou ser referência para os olhos famintos dos torcedores. Mas, sim, para a sensibilidade de um guerreiro vencedor na sua batalha interna, é isto que um atleta mostra e ensina, a verdadeira superação, quando afloramos o sentimento de fazer com o coração, do puro sentimento da busca pela vitória.

Mas se ela não vir? Teremos a certeza: "Fiz o meu melhor!". É isto, é simples, é a essência de um guerreiro. Estamos a menos de uma semana do maior evento esportivo da terra e, com a certeza que os corações dos atletas estão pulsando mais forte na esperança de não só jogar em casa com a torcida do lado, mas de mostrar toda a garra que este povo merece e verá com toda a certeza. Pois sempre comentamos nas vilas olímpicas pelas quais passei (Seul, Barcelona, Atlanta) que era um grande orgulho defender as cores do nosso país.

Não vamos esperar por mais quatro anos outra Olimpíada para realmente soltarmos o grito de guerra! Estamos quase lá, a vela acesa com aquela oração, vestidos de verde e amarelo e o grito de "vamos lá, Brasil" vai fazer toda a diferença! E nessa hora vamos mostrar que somos um povo de garra, de vitórias e de muita determinação. Pois aqui, precisam suar muito para ganhar da gente! É exatamente isto que precisamos aprender com os atletas. Força, Brasil!!!

Saudações olímpicas.

* ZH Esportes


MAIS SOBRE

Últimas Notícias