Polícia



Crime em Porto Alegre

PM denunciado por chacina tenta fugir de presídio com barra de ferro

Policial militar denunciado por chacina de família na Capital teria pedido uma barra de ferro para se exercitar dentro da cela, no Presídio Policial Militar. Mas o instrumento foi utilizado para abrir espaço nas grades

27/07/2016 - 18h54min

Atualizada em: 28/07/2016 - 10h34min


Schirlei Alves
Enviar E-mail
Policial Militar foi denunciado por cinco homicídios qualificados

O policial militar aposentado Ronaldo dos Santos, de 52 anos, denunciado como executor da chacina que dizimou cinco pessoas da mesma família na Capital, incluindo o próprio filho recém-nascido, deve ser transferido do Presídio Policial Militar para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).

A promotora Sônia Mensch pediu a transferência após descobrir uma tentativa de fuga inédita. Segundo o inquérito da Polícia Civil, Ronaldo pediu aos guardas uma barra de ferro para supostamente se exercitar dentro da cela. Mas o instrumento estava sendo utilizado para abrir espaço na grade.

Leia mais
MP denuncia pai de bebê como executor de chacina na Capital
Testemunhas revelam planos de PM para matar bebê antes de chacina que vitimou família em Porto Alegre
Polícia prende suspeito de participar da morte de cinco pessoas da mesma família em Porto Alegre

– Faltou preocupação com a segregação do preso. O presídio militar não tinha condições de mantê-lo ali, até pela gravidade do crime, por isso pedi a transferência para uma unidade de segurança máxima – destacou a promotora.

O pedido está sendo analisado pelo juiz Felipe Keunecke de Oliveira, da 2ª Vara do Júri.

Denúncia

Ronaldo está preso desde 9 de junho. Ele foi denunciado por cinco homicídios qualificados contra Luciane Felipe Figueiró, 32, com quem teve um filho, o próprio filho recém-nascido, a mãe dela, Lourdes Felipe, 64, o irmão dela Walmyr Felipe Figueiró, 29, e outro filho dela, de cinco anos, João Pedro Figueiró.

Os corpos foram encontrados em estado avançado de decomposição dentro de casa. Quatro das vítimas foram executadas com um tiro de revólver calibre 22 na cabeça. A perícia concluiu que o recém-nascido morreu por asfixia, que pode ter sido provocada por inalação de gás ou por ter ficado sob o corpo da mãe.

– O denunciado matou Miguel Felipe Figueiró (bebê) por asfixia, ao acionar o gás do fogão deixando um queimador ligado e a casa toda fechada. Pretendendo que a vítima morresse, a abandonou a própria sorte, sabendo que, se a mesma não viesse a morrer por sufocação pelo gás, morreria de inanição, uma vez que os responsáveis pelos cuidados e proteção encontravam-se mortos – diz a denúncia.

Ronaldo ainda não tem defesa constituída e negou participação no crime em depoimento à polícia.

Contraponto

A reportagem entrou em contato com o Presídio Policial Militar para ouvir a versão da instituição. Um dos oficiais responsáveis, tenente Júlio Cesar Alexandre Padilha, disse que a unidade não iria se manifestar sobre o caso.

Leia mais notícias



MAIS SOBRE

Últimas Notícias