Notícias



Alerta antes da Olimpíada

Polícia brasileira busca iraniano que está clandestino e tem ordem de deportação

Autoridades policiais do país estão atrás de jovem que peregrina entre aeroportos

23/07/2016 - 15h37min

Atualizada em: 23/07/2016 - 17h31min


Humberto Trezzi
Humberto Trezzi
Enviar E-mail
PMs, PF e Forças Armadas estão em alerta nos aeroportos para localizar jovem do Oriente Médio que deve ser deportado

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Polícia Federal emitiram um alerta a portos e aeroportos brasileiros para identificação e captura do iraniano Pouria Paykani, 27 anos. Há ordem da Justiça Federal para que ele seja deportado em menos de 48 horas após ser localizado.

Ele foi visto há alguns dias no aeroporto de Guarulhos (SP), mexendo em um computador e tirando fotos. Depois foi visto novamente no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, não sendo mais localizado desde então. Ao ser abordado em São Paulo, desentendeu-se com um policial e foi preso por desacato, sendo libertado em seguida. A recomendação foi para que ele retornasse a Teerã (capital iraniana), mas ele sumiu.

Leia também:
FBI alertou Brasil sobre suspeitos de terrorismo
Quem são os suspeitos de apologia ao terror investigados pela PF
PF prende grupo que cogitava atentado na Olimpíada

O caso foi comunicado ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (com sede em São Paulo), que determinou a imediata prisão e deportação de Paykani. O mandado de prisão foi emitido dia 20, mas o iraniano já não foi mais encontrado. A expulsão está em sintonia com as rígidas regras pré-Olimpíada adotadas pelas autoridades de segurança no Brasil.

O alerta foi feito também às polícias militares dos Estados, entre as quais a Brigada Militar, confirmou Zero Hora. O rigor é o mesmo assumido em relação a suspeitos de terrorismo, dias antes da Olimpíada 2016, mas não há confirmação de que Paykani seja procurado por esse tipo de atividade.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias