Notícias



Entrevista: Luiz Ferreira

Mito ou verdade: saiba se fazer sexo antes da competição pode prejudicar o atleta

Atletas do nado brigaram depois que uma delas passou a noite com o ficante, um dia antes da final da competição

13/08/2016 - 08h02min

Atualizada em: 13/08/2016 - 08h04min


Rosângela Monteiro
Enviar E-mail

A briga entre as atletas do nado sincronizado Giovanna Pedroso, 17 anos, e Ingrid Oliveira, 20 anos, foi um dos assuntos da semana de Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Elas chegaram à competição sem conversar e a situação piorou depois que Ingrid levou um rapaz para o quarto que elas dividiam e pedido para a colega sair, um dia antes da final da plataforma de 10m. Elas acabaram em último lugar. A história da briga, porém, ainda não foi confirmada por elas.

Leia outras notícias do dia

A atitude trouxe novamente à tona a discussão se fazer sexo antes de competições esportivas pode prejudicar o rendimento dos atletas. Para esclarecer essa história, a palavra está com o professor de Educação Física e coordenador da especialização em Medicina e Ciências do Esporte da Unisinos, Luiz Ferreira.

Luiz Ferreira acaba com o mito

Diário Gaúcho – Sexo antes das competições melhora ou piora o rendimento?
Luiz Ferreira –
Se a pessoa passar a noite toda fazendo sexo, isso vai refletir no resultado no outro dia porque ela não vai descansar. Mas a relação sexual em si prejudicar o rendimento é um mito. O desempenho vai depender não só da questão biológica, mas de como a pessoa está focada na competição. Se a relação sexual vai desestabilizar o atleta, aí ele vai se desconcentrar para a competição.

Diário – A regra vale para quem não é atleta e tem uma decisão importante a tomar no dia seguinte?
Luiz –
Sim. Mas um atleta tem 20 e poucos anos, está no seu ápice sexual. De repente, uma pessoa de 50 anos que tem uma noitada de sexo vai estar destruída no outro dia, mas o jovem vai estar inteiro.

Diário – Se a relação for com o parceiro fixo, seria mais fácil ficar bem no outro dia?
Luiz –
Sim, mas, na média, o sexo sempre faz bem. Vai depender de como essa pessoa vai se organizar, se farrear a noite toda, é meio lógico que vai ter o rendimento prejudicado. Mas estes atletas são jovens, estão preparados.

Diário – Acabamos com o mito então?
Luiz –
Sim. Quando o Grêmio foi campeão mundial, em 1983, o Renato Gaúcho passou a noite anterior farreando, foi lá na final e fez dois gols. Depende de cada pessoa.

Diário – O sexo está liberado!
Luiz –
Sim. Sexo, na verdade, só faz bem.

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias