Notícias



Seu problema é nosso

Moradora de Viamão aguarda cirurgia bariátrica há dois anos e não tem previsão de ser chamada

Por conta do peso, Mara contraiu hipertensão e problemas de circulação

16/08/2016 - 08h26min

Atualizada em: 16/08/2016 - 08h28min


Desde pequena, a zeladora Mara Regina Flores da Rosa, 39 anos, relata dificuldade em manter o peso. A moradora de Viamão conta que sempre sofreu com a obesidade e, depois de inúmeras tentativas de emagrecer frustradas, com dietas, ela resolveu procurar ajuda cirúrgica. Hoje, a zeladora de 1,62m pesa 189kg e tem IMC (Índice de Massa Corpórea) de 45.

Mara afirma que, há dois anos, quando pesava 160kg, passou por uma consulta com uma médica clínica geral na Unidade de Saúde Caic, para solicitar o encaminhamento para cirurgia bariátrica (redução de estômago).

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Sem resposta

Com o pedido em mãos, Mara levou toda documentação até a Secretaria Municipal da Saúde para agendar consulta com um cirurgião. Desde então, a zeladora a chamada.

Cansada da espera e de ligações sem resposta, na semana passada Mara foi até a Secretaria da Saúde e descobriu que o encaminhamento nunca havia sido feito.

– Eu entendo que demora, porque é pelo Sus. Mas a atendente disse que o pedido não foi feito porque a médica do posto não enviou documentos pendentes. Eu levei tudo que pediram e nunca fui informada sobre a falta de algo, caso contrário eu teria ido atrás – desabafa a zeladora.

Hipertensão

Por ser obesa, Mara passou a apresentar outros problemas de saúde. Além da dor das costas e nos pés, ela está hipertensa e sofre com a má circulação.

Nos últimos dois anos, o nervosismo e a ansiedade renderam à zeladora mais 30kg. O aumento de peso prejudica inclusive a mobilidade dela, que não consegue caminhar normalmente. Isso impacta sua autoestima e até a rotina em família:

– Eu não tenho mais vida social, não posso levar meus filhos para passear, se caminho cinco minutos já sinto muita dor – lamenta.

Sonhos

O excesso de peso limita também a expectativa pela realização de sonhos. A zeladora, que só estudou até a sétima série do ensino fundamental, sonha em concluir o ensino fundamental, cursar o médio para, no futuro fazer a graduação de Psicologia. Por conta do peso, não consegue.

– Nos colégios não tem uma cadeira para o meu tamanho. Também não tenho condições físicas de ficar indo e vindo. É muito triste – diz Mara.

Mesmo assim, Mara não perde as esperanças de ter uma nova vida após a cirurgia. E garante que se esforçará para retomar a qualidade de vida.

– Se me operarem, prometo que vou mudar minha alimentação, vou ter disposição e estarei mais leve para fazer exercícios – diz.

Zeladora terá que aguardar

A prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que Mara está na lista de pacientes que aguardam atendimento para cirurgia para obesidade mórbida.

Conforme a secretaria, foi realizada uma nova solicitação para que seja feita a atualização do quadro clínico da paciente.

A Secretaria Estadual da Saúde afirma que a paciente está cadastrada junto à Regulação Estadual e aguarda vaga para a consulta especializada. Não é possível precisar a data da chamada.

Critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para fazer a cirurgia

- Pessoas que apresentem IMC maior ou igual a 50.

- Pessoas que apresentem IMC maior ou igual a 40, com ou sem doenças associadas, sem sucesso no tratamento clínico por no mínimo dois anos.

- Pessoas IMC maior que 35 e com problemas de saúde como alto risco cardiovascular, diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial sistêmica de difícil controle, apneia do sono, doenças articulares degenerativas sem sucesso no tratamento clínico.

Produção: Shállon Teobaldo



MAIS SOBRE

Últimas Notícias