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Serra Gaúcha

Com bloqueio da BR-116 em Nova Petrópolis, estradas vicinais devem receber melhorias

As principais alternativas ao trecho bloqueado são a VRS-827 (Linha Temerária) e a VRS-842 (São José do Caí)

25/10/2016 - 19h53min

Atualizada em: 26/10/2016 - 08h01min


Mauricio Tonetto
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Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Novas rachaduras apareceram na BR-116. Há risco de desmoronamento do asfalto, segundo o Dnit

Lideranças da Serra Gaúcha, entre elas o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, e o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Charles Paetzinger, estiveram reunidos nesta terça-feira com o secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, em Porto Alegre. Eles pediram melhorias nas estradas VRS-827 (Linha Temerária) e VRS-842 (São José do Caí), principais alternativas entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul com o bloqueio da BR-116. Westphalen prometeu tratar o tema com prioridade, mas não fez nenhum anúncio de destinação de recursos.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deve decretar na próxima quarta-feira estado de emergência na rodovia, e anunciar até o dia 31 a empresa que ficará responsável pelas obras de recuperação da BR-116, no Ninho das Águias, em Nova Petrópolis. A estrada, castigada pela chuva da semana passada, está com uma rachadura na altura dos quilômetros 178 e 179. Na segunda-feira, novas fissuras foram detectadas. Há risco de desmoronamento do asfalto.

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O tráfego permanece totalmente bloqueado por tempo indeterminado. Segundo o Dnit, quem não seguir a recomendação corre risco de vida. Após o decreto do estado de emergência, as empresas especializadas nesse tipo de serviço terão 48 horas para apresentar orçamento. A que dispor o menor preço será escolhida automaticamente e, no dia seguinte, pode iniciar o trabalho.

Uma ponte sobre a área danificada, hipótese que chegou a ser cogitada, não tem como ser construída, pois ultrapassa em 90 metros o vão máximo que poderia ser alcançado – 60 metros. A cortina de concreto que sustenta a rodovia precisará se refeita, mas a liberação do trânsito só deve ocorrer mais tarde.

Em setembro de 2009, parte da pista desabou por conta de infiltrações no mesmo ponto, e a ligação entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis foi interrompida por 17 dias. Os reparos foram concluídos três meses depois. O conserto de agora é complexo e exige equipes num local de difícil acesso, à beira de uma encosta. Por isso, a expectativa é que ninguém circule por lá até que existam condições razoáveis de segurança.

Marcelo Casagrande / Agencia RBS



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