Dicas de Economia



De olho na conta de  luz

Nove dicas para economizar com o ar-condicionado

Manter o aparelho limpo e pesquisar antes da compra ajudam a poupar no final do mês

24/01/2017 - 15h42min

Atualizada em: 15/03/2018 - 16h42min


GZH
GZH
Piero Ragazzi / Agencia RBS

Os aparelhos de ar-condicionado ganham protagonismo nos períodos mais quentes do ano. Mas atenção: o equipamento pode fazer com que a fatura da conta de luz fique ainda mais cara - ele pode ser responsável por até 18% do consumo de energia de um cliente residencial, superando lâmpadas, televisões e até chuveiros.

Para evitar susto com a conta de luz , confira dicas do grupo CPFL Energia para economizar na compra e no uso do ar-condicionado:

Ar-condicionado sem sustos

1. Calcule a potência necessária para o ambiente: fabricantes aconselham multiplicar 600 BTU por metro quadrado do ambiente a ser refrigerado, adicionando 600 BTU a cada pessoa que usará o local. Por exemplo: em um quarto de 15 metros quadrados, calcula-se 600 x 15 = 9 mil. Se for um quarto de casal, adiciona-se 600 x 2 (cada pessoa), então seriam, no mínimo, 10,200 BTU.

2. Opte por aparelhos com a tecnologia Inverter, que gasta menos energia porque o compressor não é desligado. Por não gerar picos de energia, pode gastar até 40% menos de energia do que um aparelho normal.

3. Contrate um eletricista antes: é importante ter certeza se a instalação do ambiente está apta a receber um ar-condicionado. Por isso, solicite a avaliação da fiação interna.

4. Antes de se comprometer, pesquise: o ideal é priorizar modelos que tenham o selo A, que sinaliza aparelhos mais econômicos e eficientes no consumo de energia. 

5. Ao instalar, procure os ambientes mais frescos da casa e leve em consideração a presença de computadores, geladeiras, projetores ou televisões. Será necessária mais potência para impedir o superaquecimento dos aparelhos.

6. Quanto mais fontes de calor, mais se exige do aparelho e mais se gasta na conta da energia elétrica. Lâmpadas podem elevar a temperatura de um cômodo em até 5º C. Opte por lâmpadas de led, que não geram calor.

7. Não se esqueça da limpeza: todos os aparelhos pedem manutenção periódica e limpeza para funcionarem corretamente.

8. Casa fechada, casa gelada: para evitar a troca rápida de calor com o ambiente externo, feche as janelas e portas do ambiente.

9. Hora marcada: a maioria dos aparelhos que é comercializada atualmente tem função Timer. Programe o desligamento automático durante a madrugada, para economizar energia. Com o amanhecer, o ambiente passa por um resfriamento natural.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias