Vida e Estilo



ZH Esclarece

Calendário para saques de contas inativas do FGTS divulgado nas redes sociais é falso, alerta Caixa

Banco teria pedido para que conteúdos fossem excluídos, para não confundir os beneficiários

02/02/2017 - 11h00min

Atualizada em: 27/12/2017 - 17h19min


Um calendário para saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que começou a circular pelas redes sociais na quarta-feira é falso, alerta a Caixa Econômica Federal. Na manhã desta quinta-feira, a assessoria de imprensa do banco informou que o calendário oficial ainda não foi divulgado, mas que as datas serão confirmadas "ainda na primeira quinzena deste mês".

A assessoria ainda informou que o banco teria pedido para que as postagens falsas fosse excluídas, para não confundir os beneficiários. Anunciada pelo presidente Michel Temer em dezembro, a permissão para trabalhadores sacarem recursos integrais de contas inativas deve começar a partir do dia 13 de março. Mais de 10 milhões de pessoas têm direito a retirar o dinheiro.

O benefício vale somente para contas inativas até dezembro de 2015. Segundo o Ministério do Trabalho, 18,6 milhões de contas enquadram-se neste critério. Nelas, estão depositados R$ 41,4 bilhões – a maior parte tem saldo inferior a um salário mínimo.

Como saber se você tem uma conta inativa no FGTS?

Para consultar se tem uma conta inativa no FGTS e o seu saldo, o trabalhador pode consultar o site do FGTS. Para acessar o extrato, é preciso ter em mãos o número de identificação social (PIS/Pasep), encontrado na carteira de trabalho, e uma senha, chamada Senha Cidadão, que pode ser criada no momento do acesso neste endereço.

O extrato informa os dados cadastrais e os lançamentos realizados na conta nos últimos seis meses. Saldo e extrato de contas vinculadas, inclusive as inativas, também são informados na página.

Pela internet
É possível conferir o extrato no site do FGTS. Para isso, é preciso ter cadastrada uma senha eletrônica, que pode ser criada em uma página da Caixa.

Em uma agência da Caixa
O trabalhador pode consultar seu saldo e também solicitar uma senha para acesso online em uma agência da Caixa. Para isso, é preciso levar um documento de identificação (carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho ou certidão civil) e o número de inscrição PIS/Pasep/NIT.

Pelo celular
Há aplicativos do FGTS disponíveis para os sistemas Android e iOS (veja como baixar). Além de ser possível acessar o site via smartphone, o contribuinte pode optar por receber mensagens no celular com informações da conta do FGTS – assim, abre mão da correspondência recebida a cada dois meses com o extrato.

Por e-mail
O cidadão pode também optar por receber o extrato do FGTS pelo e-mail, informando a preferência no mesmo site em que consulta o extrato.

Germano Rorato / Agencia RBS

* Zero Hora, com agências


MAIS SOBRE

Últimas Notícias