Notícias



Papo reto

Manoel Soares: "Sempre terá alguém que sonha em ser como somos e estar onde estamos"  

Quando reclamamos da vida, medimos nossa condição comparando-a com a de quem está melhor. Quem menospreza as próprias conquistas sabota a própria vida

08/04/2017 - 08h00min

Atualizada em: 08/04/2017 - 08h01min


"Aos olhos de um mendigo, todo mundo é playboy." Essa frase que está na letra de um rap do Emicida retrata o abismo invisível que existe entre pessoas que ocupam, às vezes, a mesma calçada. O que para alguns é motivo de tristeza, seria a alegria de outros, mas isso depende do ponto de partida na vida.

Aqui na minha rua, tem um cara que precisa da ajuda dos outros, mas, volta e meia, as pessoas desviam dele aos passar na calçada. Para minha grata surpresa, dia desses, vi ele barbeado, com uma camisa nova e um brilho diferente no olhar. Quando desci do carro, ele veio até mim exibir um molho de chaves e me contar que um dos vizinhos viajou e deixou ele de caseiro. Entre as razões de ter sido escolhido, disse que era por ser educado e respeitador.

Leia outras colunas do Manoel Soares

Mesmo em condições às vezes degradantes, ele não abriu mão de valores que foram a base de sua pequena conquista. Feliz ao varrer a rua, ele cantarolava o samba Minha Favela, do grupo ExaltaSamba. Olhar através dos olhos dele me fez rever o que entendo por conquista. Quando reclamamos da vida, medimos nossa condição comparando-a com a de quem está melhor. Esse equívoco nos faz ficar com baixa estima e contamina nossa visão real da situação.

A verdade é que sempre terá alguém que sonha em ser como somos e estar onde estamos. Quem menospreza as próprias conquistas sabota a vida. Ao amigo caseiro, agradeço a inspiração e desejo boa sorte.

Batalha do Conhecimento

Neste sábado, no Jornal do Almoço, vai ao ar mais uma disputa da Batalha do Conhecimento. O tema da vez é brigas no intervalo, e os competidores serão Up Style, 25 anos, de Gravataí, e J Will, 28 anos, de Pelotas. Não percam!



MAIS SOBRE

Últimas Notícias