Vida e Estilo



Ensino superior

MEC adia para 16 de junho prazo para renovação do Fies

Sistema estava fora do ar na manhã desta quarta-feira (31).

31/05/2017 - 13h13min

Atualizada em: 31/05/2017 - 13h52min


Agência Brasil
Agência Brasil
Zero Hora
Zero Hora

O prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que terminaria nesta quarta-feira (31), foi adiado para 16 de junho. Cerca de 1,28 milhão de estudantes devem realizar o aditamento neste semestre. Até a manhã desta quarta, 1,05 milhão de contratos tinham sido renovados.

Leia mais
Com inadimplência e menos vagas, Fies tem mudanças adiadas pelo governo
Ministro diz que vai reformular o Fies e admite fim do Ciência sem Fronteiras

Durante a manhã desta quarta, o sistema do Fies estava fora do ar. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (Mec) e responsável pelo programa, informou em nota enviada à ZH que o atendimento será retomado nesta quinta-feira (1º), às 18h. Ainda conforme o FNDE, o prazo foi prorrogado "para que nenhum estudante seja prejudicado". O aditamento deve ser feito no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies.

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação ao agente financeiro (Banco do Brasil ou Caixa Federal) para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Leia as últimas notícias


MAIS SOBRE

Últimas Notícias