Tecnologia



Cuidado com o golpe

Como reconhecer e se livrar de e-mails falsos, portas de entrada de programas maliciosos em seu computador

Em geral, eles oferecem uma vantagem improvável ou ameaça

09/06/2017 - 11h41min

Atualizada em: 09/06/2017 - 12h23min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail
E-mail falso creditado ao Detran tem circulado nas caixas dos usuários

Um falso e-mail que parece ter sido enviado pelo Detran e convida o internauta a clicar em um link para verificar a pontuação acumulada em razão de infrações de trânsito lança luz sobre uma ameaça sorrateira que, embora pareça óbvia para alguns, ainda é a principal via de golpes online.

Os e-mails falsos, enviados por endereços desconhecidos, em geral oferecem uma vantagem improvável (como transferência de dinheiro para a conta de quem clicar no link ou fotos eróticas) ou uma ameaça para quem deixar de acessar o conteúdo, como a perda da carteira de motorista, multas aplicadas pela Receita Federal, bloqueio do nome para obter financiamentos ou inclusão do CPF no cadastro de negativados.

Leia mais:
Aprenda a transformar seu celular em um roteador Wi-Fi
Descubra as funções das teclas "F" do seu teclado
E-mail da Receita Federal informando valor da restituição é falso

No caso do e-mail supostamente mandado pelo Detran, a promessa é de apresentar um extrato dos pontos acumulados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em razão de infrações no trânsito. Conforme o Detran-RS, este e-mail é falso, pois o órgão envia mensagens eletrônicas ou por celular (SMS) apenas para os condutores e proprietários de veículos que autorizam esse tipo de envio.

O Detran-RS destaca que envia e-mails sobre os seguintes assuntos: resultado de julgamento de defesa e recurso de infração, notificação de apresentação de condutor, aviso de postagem do documento do veículo nos Correios, informações sobre serviço de habilitação, aviso de que a CNH está disponível para retirada no CFC e aviso de que o veículo foi removido a depósito.

Não caia nessa

Diretor da Defenda, empresa especializada em Segurança da Informação, e professor de Segurança da Informação da Unisinos, Leonardo Lemes Fagundes explica que a intenção de quem envia e-mails como este, na tentativa de levar o internauta a clicar em um link, é conduzir a um site falso (de um banco, por exemplo) para digitar dados particulares ou abrir uma via para instalação de um programa malicioso, que se torna um "espião" no computador do usuário e irá capturar dados ao longo do tempo.

– A maioria esmagadora dos golpes online começam com um e-mail falso – alerta Lemes.

O principal antídoto para evitar cair nesses golpes é treinar uma cultura de segurança na internet: questionar por que aquele remetente estaria enviando uma proposta tentadora, não clicar em links enviados por desconhecidos, ler com atenção o conteúdo do e-mail para ver se faz algum sentido e manter atualizados os programas antivírus.

Nesta mensagem, tentativa de golpe vem por meio de uma informação sobre um débito

Como identificar e escapar de tentativa de golpes na web

- Evite clicar em links recebidos de usuários desconhecidos e desconfie sempre daqueles que prometam dar benefícios. Delete a mensagem.

Esta mensagem em inglês promete que o remetente tem uma quantia em dinheiro a receber

- Mantenha os navegadores e programas antivírus sempre atualizados e em funcionamento durante a navegação.

- Leia com atenção o endereço do remetente: geralmente, há alguma letra trocada para se assemelhar a uma fonte confiável.

- Se tiver alguma dúvida de que o e-mail possa ser verdadeiro, entre em contato com a organização que supostamente fez o envio para ter certeza.

- Mensagens supostamente enviadas por empresas e órgãos oficiais e escritas com erros de português ou mal formatados são indícios fortes de tentativa de golpe.

Repare nos erros das palavras do e-mail: não há acento

- Se for acessar o endereço de um link recebido, digite-o em vez de clicar em cima, para evitar ser levado a um site falso.

- Via de regra, órgãos oficiais como Detran e Receita Federal não pedem para as pessoas confirmarem dados sigilosos pela internet.

- Seu banco nunca irá pedir, por e-mail, que você informe ou atualize sua senha.

E-mail que seria de um banco pede para clicar em link para autenticar certificado

- Uma tentativa de golpe que tem sido vista muito ultimamente é creditada à Caixa Federal, que estaria informando o valor a receber das contas inativas do FGTS. É falso! Neste link, tem toda a explicação sobre este golpe específico.

E-mails informando sobre saque das contas têm aparecido na caixa de muita gente. Caixa alerta que é falso

Fontes: Leonardo Lemes, especialista em Segurança Digital, empresa de antivírus AGV e portal Monitor das Fraudes.






MAIS SOBRE

Últimas Notícias