Vida e Estilo



É golpe!

Cuidado com o pedido de regularização de dados cadastrais na Receita Federal

Órgão alerta para golpe que está sendo realizado por correspondência

21/06/2017 - 11h21min

Atualizada em: 21/06/2017 - 11h25min


Tentativa de golpe chega na caixinha de correspondência

Tem golpe novo na praça! A Receita Federal alerta para um que está sendo realizado por correspondência que chega pelos Correios, e não por e-mail – modalidade que tem sido mais comum neste tipo de falcatrua. Funciona assim: o contribuinte recebe em sua residência uma intimação para regularização de dados cadastrais. Nela, há um endereço eletrônico para acesso e atualização de dados bancários. O endereço informado não tem relação com o site da Receita.

Leia mais
Como reconhecer e se livrar de e-mails falsos
Consumidores vão à Justiça para pedir reembolso do ICMS da conta de luz

"Apesar de conter o logotipo e o nome da Receita Federal, a carta é uma tentativa de golpe e não é enviada pelo órgão nem tem sua aprovação. A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado", orienta a nota da Receita.

A Receita Federal esclarece que, para consulta, download de programas ou alterações de informações junto ao Fisco federal, não devem ser acessados endereços eletrônicos que não o oficial do órgão, que é este: idg.receita.fazenda.gov.br. Então, para evitar que o seu computador fique sujeito a vírus que podem roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais, só acesse serviços da Receita no link indicado.

Se você não conseguir utilizar os serviços virtuais da Receita, procure um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas Unidades da Receita Federal – consulte neste link como fazer.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias