Vida e Estilo



Alerta

Cuidado para não cair no "golpe do amor"

Receita Federal alerta que estelionatários enganam mulheres para que depositem valores para liberar presentes supostamente retidos

25/07/2017 - 11h41min

Atualizada em: 25/07/2017 - 17h34min


Portal Brasil

O crescente número de casos de mulheres enganadas para repassar dinheiro a estelionatários para supostamente buscar presentes em aeroportos fez a Receita Federal disparar um alerta à população.

Chamado "golpe do amor", o esquema tem ocorrido sobretudo no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Os suspeitos usam perfis falsos nas redes sociais e se passam por estrangeiros com boas condições financeiras. Eles se envolvem com as vítimas e prometem presentes a elas.

Leia mais
Crédito no celular por compartilhar link? Não caia nessa, é golpe
Uber oferece cupons de R$ 100 de desconto para corridas? É falso

Contudo, os bens estariam retidos pela Receita nos aeroportos e só poderiam ser liberados depois que as mulheres depositassem valores nas contas deles.

De acordo com a Receita, existem relatos de propostas de casamento e de envio de presentes como óculos, bolsas, celulares, anéis de ouro para o "noivado", documentos pessoais e, em muitos casos, dinheiro em espécie em dólares, libras ou euros.

"Após o suposto envio dos presentes, a quadrilha exige pagamento da vítima, alegando que as mercadorias estariam retidas na alfândega e só seriam liberadas após o pagamento de taxas e outros valores", advertiu o órgão.

A Receita Federal ressalta que não exige qualquer pagamento em espécie ou por meio de depósito em conta corrente e que todos os tributos aduaneiros administrados pelo órgão são recolhidos por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias