Notícias



Seu problema é  nosso

Moradores de bairro da Capital estão há três meses sem luz em parte de rua

Além do incômodo gerado pela falta de iluminação pública, a escuridão também torna o local perigoso

25/07/2017 - 11h21min

Atualizada em: 25/07/2017 - 11h23min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Parte da Rua Santos Pedroso está sem luz há três meses

Os moradores da Rua Santos Pedroso, no Bairro Navegantes, em Porto Alegre, sofrem há três meses com a escuridão em parte da via. Isso ocorre, segundo os residentes, devido a um reparo mal concluído da Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee). A concessionária de energia elétrica trocou a fiação da rua mas, quando a energia foi religada, lâmpadas de três postes da via não voltaram a funcionar.

Além do incômodo gerado pela falta de iluminação pública, a escuridão também torna o local perigoso. Morador da rua há 45 anos, o marinheiro mercante aposentado Ricardo Renato Zambrano Arante, 60 anos, conta que furtos acontecem com frequência na região.

– Tem uma loja na esquina onde já roubaram dois aparelhos de ar-condicionado, aquela parte do equipamento que fica exposta para o lado de fora – recorda o morador.

Leia mais
Escola infantil de Viamão busca R$ 90 mil para fazer reformas e ampliar atendimento
Aos 69 anos, moradora de Canoas espera há três meses para receber fraldas da prefeitura
Homem que teve pernas amputadas após ser atropelado precisa de R$ 40 mil para comprar próteses

Além desses furtos, fiações da Trensurb – a Estação Farrapos é bem perto do local –, também são constantes alvos dos ladrões. Como a rua é escura, os criminosos usam o local como acesso aos trilhos do trem.

– Para tentar coibir um pouco esses furtos nos trilhos, colocaram uma câmera de monitoramento e um vigilante ali no local – conta Ricardo.

Promessa

Quando a Ceee desligou a energia da rua para fazer a troca da fiação e a religou, lâmpadas de três postes não acenderam. Na época, segundo o morador, a vizinhança recebeu a promessa de que uma equipe voltaria para solucionar a questão, o que não aconteceu.

Ricardo não conseguiu contatar a Ceee por telefone, mas já pediu providências para equipes da empresa pessoalmente:

– Eu já falei com o pessoal quando os encontrei na rua. Eles anotaram meus dados e prometeram passar o problema aos superiores, mas, até hoje, não obtivemos nenhuma resposta.

Ceee: “ responsabilidade é do município”

A Ceee, por meio de sua assessoria de imprensa, explicou que a manutenção da iluminação pública é de responsabilidade de cada município – nesse caso, Porto Alegre. A companhia ainda informou que não tem pendências junto à rede de energia elétrica na Rua Santos Pedroso.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) de Porto Alegre, por meio da Divisão de Iluminação Pública (DIP), explicou que, como nenhum morador registrou protocolo junto à prefeitura, o órgão não sabia da existência do problema. Porém, a SMSUrb afirmou que a solicitação foi incluída na programação da DIP, que fará uma vistoria na rua.

A orientação do órgão é para que os moradores sempre entrem em contato com a administração municipal, pelo telefone 156, e registrem um protocolo de reclamação. Depois, basta aguardar o prazo estabelecido no protocolo para que o problema seja resolvido.

*Produção: Alberi Neto

Leia mais notícias



MAIS SOBRE

Últimas Notícias