Vida e Estilo



Trabalho

Ambiente de testes do eSocial é liberado para empresas

Sistema será obrigatório para o setor produtivo em 2018.

01/08/2017 - 11h24min

Atualizada em: 01/08/2017 - 11h25min


O eSocial disponibilizou nesta desta terça-feira (1°) o acesso ao ambiente de testes da plataforma para todas as empresas do país. A etapa tem como objetivo preparar o setor produtivo para o início da utilização obrigatória do sistema, que começa em 1° de janeiro de 2018 para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais. A partir de 1° de julho de 2018, o eSocial será obrigatório para todos os demais empregadores do país. Este manual foi disponibilizado para servir de apoio no acesso.

Leia mais
Receita lança ambiente de teste do eSocial para empresas
Novas regras do Fies: 100 mil vagas serão oferecidas com juro zero

Na prática, o eSocial será a nova forma de prestação de informações feita pelo empregador que entrará em vigor no Brasil e integrará a rotina de mais de 8 milhões de empresas e 40 milhões de trabalhadores. O eSocial é um projeto conjunto do governo federal que integra Ministério do Trabalho, Caixa Federal, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal.

Com a medida, a promessa do governo é melhorar o ambiente de negócios no país, permitindo que todas as empresas brasileiras possam realizar o cumprimento de suas obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de forma unificada.

Micros e pequenas empresas e MEI

Micro e pequenos empresários e Microempreendedores Individuais (MEIs) também poderão integrar o eSocial a partir de julho de 2018, desde que possuam empregados.

Para este público, está sendo desenvolvida uma plataforma simplificada, a exemplo do que acontece com o eSocial Doméstico.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias