Vida e Estilo



Notícia Falsa na Rede

Carteira de motorista vencida há mais de 30 dias será cancelada? É falso 

Notícia falsa cita número de lei federal que, na verdade, ainda é projeto e trata de outro assunto.

11/08/2017 - 17h15min

Atualizada em: 11/08/2017 - 20h23min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail

Uma notícia falsa que começou a circular no ano passado voltou a ser compartilhada nas últimas semanas. O boato fez o Detran/RS emitir um alerta nesta sexta-feira (11): não haverá cancelamento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) após 30 dias do vencimento.

Leia mais:
Temer pode bloquear as poupanças da Caixa? É falso
Crédito no celular por compartilhar link? Não caia nessa, é golpe

A notícia falsa é compartilhada em grupos de WhatsApp e redes sociais dando conta de que o Senado aprovou uma lei que cancela a CNH que estiver vencida após 30 dias. Depois desse prazo, seria preciso passar por todas as aulas e os testes para voltar a dirigir. A regra, segundo o boato, passaria a valer a partir do dia 25 de outubro. Nenhuma dessas informações precede.

E a lei citada na notícia falsa (155/2017), na verdade, é ainda um projeto que propõe dar prioridade de atendimento a pessoas com deficiência em serviço prestado por repartições públicas.

Caixa oferece por WhatsApp saque de R$ 1.760 do FGTS? É falso

Na verdade, o prazo de 30 dias após o vencimento é o tempo concedido pelo Código de Trânsito Brasileiro para o condutor providenciar a renovação. Caso, após esse período, o documento não seja renovado, o motorista estará impedido de dirigir até providenciar a renovação. Mas o documento não é cancelado, avisa o Detran/RS. A renovação da CNH pode ser feita a qualquer tempo, sendo necessário somente um curso ou prova de atualização após cinco anos de vencimento.

Câmara rejeitou votação da Lei da Ficha Limpa? É falso

Você leu uma informação e ficou em dúvida se é verdade ou mentira? Envie sua sugestão, por WhatsApp, para a seção Notícia Falsa na Rede: (51) 99667-4125.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias