Educação



Ensino básico

Encceja: termina nesta sexta-feira inscrição para prova de certificação dos ensinos Fundamental e Médio 

Exame será aplicado em 22 de outubro; a inscrição é gratuita

17/08/2017 - 15h20min

Atualizada em: 18/08/2017 - 08h29min


Terminam nesta sexta-feira (18) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Estudantes interessados em obter certificação no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio devem se candidatar por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) até as 23h59min. A participação é gratuita.

As provas ocorrem em 22 de outubro em 564 municípios brasileiros, sendo 77 do Rio Grande do Sul. É uma oportunidade de qualificação para pessoas que não completaram o Ensino Fundamental ou Médio na infância ou adolescência.

Leia mais:
Enem 2017 tem 6,1 milhões de inscrições confirmadas
Veja cinco sites que vão te ajudar a estudar para o Enem de graça
Encceja: veja como se preparar para a prova de certificação

A partir deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não terá mais como uma de suas funções a certificação de conclusão do Ensino Médio. Até 2016, candidatos com 18 anos ou mais poderiam usar a nota nas provas para conseguir o certificado. Agora, a única forma de obter o diploma é através do Encceja.

Para participar, é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização da prova para quem busca certificação do Ensino Fundamental. Interessados na certificação de Ensino Médio devem ter idade mínima de 18 anos. Para se inscrever, é preciso informar CPF, e-mail e celular válidos.

No momento da inscrição o candidato precisa indicar as provas que deseja obter certificação, no Ensino Médio ou Fundamental. Quem já tiver declaração parcial de proficiência não precisa repetir a prova da área. Ainda é preciso informar em qual secretaria da educação ou instituto federal o participante deseja solicitar o certificado. Por último é necessário informar a cidade de realização da prova.

Provas
O exame é composto de quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. Os testes serão aplicados pela manhã, entre as 8h e as 12h, e à tarde, entre as 14h30 e as 19h30.

Para o Fundamental, as provas objetivas avaliam as áreas de Ciências Naturais, História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Matemática, Educação Física e redação. Já para o Ensino Médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e redação.

Para obter o certificado ou declaração de proficiência, o participante deve completar, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento. Os resultados serão enviados para a secretaria estadual de educação ou instituto federal escolhido pelo participante na inscrição. São eles os responsáveis por definir os procedimentos complementares para certificação de conclusão.

Locais de prova no RS
Alegrete, Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Camaquã, Campo Bom, Candiota, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Carazinho, Caxias do Sul, Charqueadas, Cruz Alta, Dois Irmãos, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Erechim, Esteio, Estrela, Farroupilha, Gramado, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ijuí, Imbé, Itaqui, Jaguarão, Lajeado, Marau, Montenegro, Nova Prata, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Panambi, Parobé, Passo Fundo, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Portão, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Sant'Ana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, São Jerônimo, São José do Norte, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Soledade, Taquara, Torres, Tramandaí, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires, Vera Cruz, Viamão. O local exato de prova em cada cidade será informado após a confirmação da inscrição.

Como se preparar
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza materiais de estudo sobre o que será cobrado na prova neste link.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias