Notícias



Seu problema é nosso

Falta de ônibus com elevador funcionando prejudica alunos de Apae em Porto Alegre

Segundo uma professora do local, vários alunos são prejudicados pelo problemas e alguns até desistiram de tentar pegar ônibus para ir à aula 

19/10/2017 - 09h39min

Atualizada em: 19/10/2017 - 09h47min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Professora flagrou funcionário tentando consertar elevador que travou

Aos 26 anos, Charles Maílson Costa enfrenta um desafio diário para chegar à Escola de Educação Especial (Apae) Nazareth, em Porto Alegre. O rapaz é tetraplégico e depende de cadeira de rodas para se locomover. Apesar da idade, Charles não é independente: foi atropelado aos quatro anos e, além da paralisia, o acidente deixou outras sequelas. Ele tem a mentalidade de uma criança e precisa de cuidados. 

Leia mais
Paciente com diabetes não consegue receber fitas para medição de glicose
Materiais básicos estão em falta na Secretaria de Saúde de Sapucaia do Sul
Tratamento no exterior é esperança para jovem da Capital

Foi sua madrinha, Nilza Terezinha Souza da Silva, 58 anos, quem o criou desde a infância. E é ela que se desloca com Charles todas as manhãs, do bairro Vila Nova, onde moram, até o Centro Histórico. 

Obrigação

De lá, pegam um segundo ônibus para chegar à Apae Nazareth. Porém, o veículo da linha 2561/ Nazareth dificilmente tem, funcionando, o elevador para cadeirantes. 

— Além de estarem estragados ( os elevadores), os motoristas e cobradores da linha atendem muito mal, como se estivessem fazendo uma obrigação em tentar embarcar o Charles — reclama Nilza. 

Constrangimento 

Quem procurou o Diário Gaúcho para relatar o problema foi a professora da escola especial Patrícia Zielinski Ribarski, 31 anos. Ela registrou o problema que alguns alunos enfrentam no seu dia a dia: o elevador de um ônibus travou, e o operador precisou usar da força para recolocar a escada na posição correta. 

— É uma situação chata, pois os equipamentos não funcionam e, quando funcionam, não estão em perfeito estado. Aí, os motoristas ficam batendo e chutando para fazer funcionar — explica a professora. 

Segundo a docente, o problema não afeta somente Charles. Outros alunos cadeirantes que utilizam a linha Nazareth — a única que passa em frente à escola — também reclamam da falta de acessibilidade. 

— Muitos acabam abrindo mão de vir de ônibus, pois se sentem constrangidos com o que precisam enfrentar — relata Patrícia. 

*Produção: Alberi Neto

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias