DG Ajuda Você



Reta final

TV Digital: confira as cidades que ainda têm kits gratuitos no Rio Grande do Sul 

Em 107 municípios gaúchos, o sinal analógico será desligado em 31 de janeiro

19/01/2018 - 12h35min


Quem não modificou a TV para receber o sinal digital ainda tem chance de retirar kits com conversor e antena gratuitos em Porto Alegre, em outros municípios da Região Metropolitana e na Serra. Na Capital, restam menos de 30 mil kits gratuitos — de 120 mil disponíveis, 93 mil haviam sido retirados até o último dia 15. Têm direito aos kits pessoas que são ou já foram beneficiárias de programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Pronatec. 

O pedido deve ser feito no portal Seja Digital ou pelo telefone 147 — a ligação é gratuita. Em todos os casos, é preciso ter o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. 

Em todo Estado, ainda há 85 mil kits gratuitos para serem distribuídos. E quem ainda não garantiu o seu, deve se apressar: está chegando ao fim a contagem regressiva para que o sinal analógico seja desligado em 107 cidades do Rio Grande do Sul, entre elas, Porto Alegre. O desligamento começará em 31 de janeiro, atingindo, nesse dia, Capital, Região Metropolitana, parte do Litoral Norte, Vale do Taquari e Serra. Até 2023, o sinal será desligado em todo o Estado.

— Quem não fizer a mudança ficará sem acesso à programação da TV. É importante instalaro conversor o quanto antes para evitar esse risco — alerta o gerente de projetos regulatórios da RBS TV, Emerson Costa. 

Por isso, é importante que o telespectador confira se a tela de sua televisão mostra um "azinho" (A) durante a programação. Isso quer dizer que o sinal recebido ainda é analógico e é preciso fazer mudanças para não ficar sem TV. Caso a televisão seja de tubo, ou algumas fabricadas antes de 2012, ela ainda recebe o sinal analógico. Para esses casos, é necessário um conversor digital e uma antena digital. Quem tem uma televisão "fininha", fabricadas após 2012, é necessário somente uma antena digital UHF para receber o sinal digital. 

E não é só na Capital que ainda há milhares de kits gratuitos disponíveis. Bento Gonçalves, na Serra, por exemplo, entregou apenas 60% dos kits, e restam ainda 3 mil. Além da entrega, a Seja Digital também tem promovido mutirões de instalação em diversos municípios, em particular nos bairros mais afastados do centro. 


Cidades da Região metropolitana ainda têm kits gratuitos para entrega


Alvorada

Total de kits: 18.498

Restam apenas: 2.948

 

Bento Gonçalves

Total de kits: 7.343

Restam apenas: 2.728

 

Cachoeirinha

Total de kits: 7.878

Restam apenas: 1.425

 

Canoas

Total de kits: 31.377

Restam apenas: 5.625

 

Caxias do Sul

Total de kits: 24.872

Restam apenas: 5.968

 

Esteio

Total de kits: 7.012

Restam apenas: 1.282

 

Novo Hamburgo

Total de kits: 26.206

Restam apenas: 9.181

 

São Leopoldo

Total de kits: 20.616

Restam apenas: 3.591


Sapucaia do Sul

Total de kits: 11.356

Restam apenas: 1.919


Porto Alegre

Total de kits: 120.601

Restam apenas: 26.819

 

Viamão

Total de kits: 26.893

Restam apenas: 4.688


Saiba mais sobre os kits gratuitos

Quem tem direito

- O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos beneficiários de programas sociais do governo federal. Quem não é mais, mas já foi beneficiário também pode ter direito.

- O kit é composto de um conversor e uma antena UHF.

- É preciso estar cadastrado ou já ter feito parte de um destes programas: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Fomento (Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais), Carteira do Idoso, Aposentadoria para pessoa de baixa renda, Brasil Carinhoso, Cisternas, Telefone Popular, Carta Social, ProJovem Adolescente, Tarifa Social de Energia Elétrica, Bolsa Estiagem, Programa Nacional de Reforma Agrária, Programa Nacional de Crédito Fundiário e Crédito Instalação (auxílios a beneficiários da reforma agrária).

- Pessoas que, em algum momento, já participaram de programas sociais do governo devem se informar através do telefone 147 (ligação gratuita) ou então por este site  para conferir se estão nessa lista e agendar a retirada de seu kit conversor gratuitamente.


Como solicitar

- Acesse o portal Seja Digital ou ligue gratuitamente para o telefone 147.

- Tenha em mãos o Número de Identificação Social (NIS).

- Agende a retirada em local, dia e horário da sua escolha.


Como identificar se sua TV tem o sinal digital?

- Verifique se o canal aparece com um "ponto". Por exemplo, para assistir a RBSTV, o mostrador do canal na tela deve mostrar "12.1", em vez de apenas 12. Isso significa que a TV já está apta para a mudança e já está recebendo o sinal digital, que tem mais qualidade de imagem e som.

- Para saber se precisa instalar conversor e antena para receber o sinal digital, o telespectador deve conferir se na sua televisão está aparecendo um "A" na tela. Isso quer dizer que o sinal recebido ainda é analógico e, então, é preciso fazer mudanças. 

- As TVs de tela plana fabricadas depois de 2012 já estão adaptadas para a mudança, com conversor interno. Essas TVs têm o selinho de "DTV" na lateral ou na parte de trás do aparelho, além de constar a informação no manual de instruções. Neste caso, é preciso colocar apenas a antena externa. 

- Algumas TVs de tela plana fabricadas antes de 2012 precisam ser adaptadas. Assim como as TVs de tubo, que necessitam, todas, serem adaptadas. A exceção é para quem tem TV por assinatura, pois as operadoras já entregam o canal digital. 


Dúvidas frequentes


Posso continuar assistindo a RBS TV pela TV a cabo?

Para quem assiste na TV a cabo, não muda nada. Apenas confira com a sua operadora os canais abertos disponíveis.


Quais os tipos de televisores que necessitam de conversor?

Todas as televisões de tubo necessitam do conversor externo. Já as de tela plana fabricadas após 2012 não necessitam de conversor externo. Para algumas fabricadas antes de 2012, é preciso verificar o manual da TV ou entrar em contato com o fabricante para saber se ela já possui ou não o conversor. 


Como faço para instalar a antena se moro em condomínio?

As pessoas que residem em prédios devem entrar em contato com o síndico para saber se o prédio possui antena externa e cabeação (sistema de distribuição interna) adequada para o sinal digital que é transmitido em UHF.


Qual o tipo de antena que devo utilizar para ter acesso ao sinal digital?

A antena precisa ser externa e UHF. Se a antena existente for VHF, será necessária a troca. Veja aqui os modelos de antenas.


Tenho uma antena interna e o sinal não é muito bom. O que posso fazer?

A antena interna deve ser substituída por uma antena externa de UHF. Antena interna não é indicada para recepção do sinal digital. Ela não garante estabilidade do sinal. Só é possível ser usada antena interna por quem reside em local próximo e sem obstrução de morros ou prédios entre a residência e a antena transmissora da emissora.


Dúvidas sobre a TV Digital:

- 4020-7191 para Porto Alegre e Região Metropolitana

- 0800-051-6336 para demais localidades


Datas de desligamento do sinal analógico em cada região do RS:

- 31/1/2018: RBS TV Porto Alegre (Capital, Região Metropolitana e parte do Litoral Norte), RBS TV Santa Cruz (Vale do Taquari), RBS TV Caxias do Sul (Serra)

- 28/11/2018: RBS TV Pelotas e RBS TV Rio Grande

- 5/12/2018: RBS TV Santa Maria

- Até 31/12/2023: demais regiões












MAIS SOBRE

Últimas Notícias