DG Ajuda Você



Planejamento

Dia do Consumidor: veja dicas para evitar as compras por impulso

Fazer uma lista com os itens a serem adquiridos é uma boa maneira de planejar compras

15/03/2018 - 11h00min

Atualizada em: 22/03/2018 - 17h26min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail

No Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta quinta-feira (15), a  Associação Brasileira de Nutrologia elaborou uma lista de sugestões para evitar a compra por impulso e também levar em conta a sustentabilidade na hora da compra. Confira, abaixo, as sugestões:  

1. Planejamento
O planejamento é o primeiro passo do consumo consciente. Fazer uma lista com os itens a serem adquiridos é uma boa maneira de evitar compras por impulso. Além disso, comprar somente o que realmente precisa evita o desperdício.

2. Pesquisa
Com a lista feita, é hora de iniciar a pesquisa de preços. Visite mais de um estabelecimento, compare com valores encontrados na internet (lembre-se de considerar o frete) e verifique a diferença de valores para fazer a melhor escolha para o seu bolso. Fique também atento a promoções, já que alguns estabelecimentos baixam os preços em determinados dias.

3. Conheça os seus direitos
Um consumidor consciente também deve saber quais são os seus direitos. Além de poder pesquisar previamente quais são eles, também é possível ter essa informação na hora da compra, já que, por lei, os estabelecimentos comerciais devem disponibilizar o Código de Defesa do Consumidor para livre consulta do cidadão.

 4. Responsabilidade ambiental
Uma das partes mais importantes do consumo acontece também depois da compra. O descarte correto das embalagens é essencial para preservar o meio ambiente. Por isso, separe-as de acordo com o tipo e destine-as de forma adequada, e dê o exemplo para seus filhos.
Fonte: Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN)  


PRESTE ATENÇÃO

Procon-RS, Procon-Porto Alegre e o Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública vão promover educação em direitos no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre, das 13h30min às 16h30min desta quinta-feira (15). Defensores Públicos e advogados especializados no tema estarão prontos para atender e orientar a população sobre direitos do consumidor. 

 

Veja descontos e promoções no clicRBS Cupons  




MAIS SOBRE

Últimas Notícias