DG Ajuda Você



Desligamento do sinal analógico

TV Digital: ainda há 54 mil kits gratuitos de conversão disponíveis

Para saber se você tem direito, basta ligar, gratuitamente, para o telefone 147 ou acessar o site da Seja Digital

23/03/2018 - 09h40min


O sinal analógico foi totalmente desligado em 107 municípios gaúchos no dia 14 deste mês, mas nem todo mundo conseguiu se adaptar para receber o sinal digital. Para parte da população, ainda há kits gratuitos para a conversão. No Rio Grande do Sul, 54 mil kits compostos por antena e conversor ainda não foram distribuídos, de um total de 490 mil.

Têm direito a receber os equipamentos famílias cadastradas - ou que já fizeram parte - nos programas sociais do governo federal, como, por exemplo, o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida. Para conferir se faz parte desse grupo, a pessoa deve ligar gratuitamente para o número 147 ou acessar o site da Seja Digital com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.

Em todo o Estado, o processo de desligamento do sinal analógico será concluído até dezembro de 2023. As vantagens da TV Digital são várias. Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a TV analógica apresenta mais oscilações e, por isso, a qualidade das imagens é pior, com ruídos e interferências. Já no processo de transmissão digital, áudio e vídeo mantêm uma qualidade bem superior, sem chuviscos e fantasmas na imagem. Além da melhor definição de imagem e som na televisão, a tecnologia também traz outra facilidade para quem não larga o celular: permite assistir TV em smartphones e tablets. A TV Digital possibilita, ainda, recursos interativos, permitindo que as emissoras ofereçam conteúdos adicionais.

 Saiba mais sobre os kits gratuitos

- O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos beneficiários de programas sociais do governo federal.

- O kit é composto de um conversor, um cabo e uma antena UHF.

- É preciso estar cadastrado em um destes programas: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Fomento (Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais), Carteira do Idoso, Aposentadoria para pessoa de baixa renda, Brasil Carinhoso, Cisternas, Telefone Popular, Carta Social, ProJovem Adolescente, Tarifa Social de Energia Elétrica, Bolsa Estiagem, Programa Nacional de Reforma Agrária, Programa Nacional de Crédito Fundiário e Crédito Instalação (auxílios a beneficiários da reforma agrária).

- Para saber se você tem direito, basta ligar, gratuitamente, para o fone 147.  

Saldão do Sinal Digital

 Para quem ainda não realizou a conversão e não tem direito a kit gratuito, uma opção é conferir o Saldão do Sinal Digital, que ocorre até sábado (24) no Bazar Casa Maria.

Porto Alegre

- Bazar Casa Maria - Rua Andradas, 1.211, Centro, das 9h às 19h.

 Caxias do Sul

- Bazar Casa Maria - Av. Júlio de Castilhos, 2.272, Centro

- Bazar Casa Maria - Rua Sinimbu, 1.659, Centro

Horários: até sexta-feira, das 9h às 19h, e sábado, das 9 às 18h.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias