Entretenimento



Mico

Gafe: Anitta faz piada com "gente hanseníase" e, após duras críticas, pede desculpas

Frase polêmica foi dita no "Anitta Entrou no Grupo", do Multishow

16/04/2018 - 07h43min

Atualizada em: 16/04/2018 - 07h46min


GZH
GZH
Felipe Souto Maior / AgNews
Anitta

Anitta ganhou um programa de TV para chamar de seu no Multishow, o Anitta Entrou no Grupo. Embora a atuação da cantora como apresentadora tenha gerado uma série de elogios por parte dos fãs, Anitta cometeu uma gafe na atração que foi ao ar na terça-feira (9), quando se referiu pejorativamente a pessoas com hanseníase, doença crônica que causa manchas de pele. 

"Primeiro eu queria dizer que minhas amigas são muito amigas mesmo, eu só convido pra esse programa gente que eu amo, não convido gente hanseníase", disse Anitta no programa antes de falar sobre a brincadeira que faria no palco com as convidadas Maiara e Maraísa

A fala da cantora gerou uma avalanche de críticas nas redes, inclusive, entre a comunidade médica. O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Haseníase (Morhan) emitiu uma nota dizendo que a cantora reafirma "um preconceito infundado contra pessoas atingidas pela doença", ressaltando que o fato é o principal obstáculo para a superação da hanseníase no Brasil. De acordo com o Morhan, a cada ano 35 mil novos casos são diagnosticados no país. 

 "Ao contrário do que a cantora sugere no programa, não há nenhum motivo para se evitar pessoas atingidas pela hanseníase: assim que iniciado o tratamento, a doença deixa de ser transmissível. Sabe o que as pessoas com hanseníase tem de sobra, Anitta? Muita garra para enfrentar o preconceito e para exigir seus direitos em um país que os nega diariamente", diz a nota, que ainda pede uma retratação da cantora. 

Na tarde desta sexta-feira (13), Anitta usou o perfil do Facebook para pedir desculpas pelo seu comentário, explicando que ela não quis se referir à doença, mas sim ao termo "ranço".

"Galera, eu errei ao dizer 'pessoa hanseníase' em vez de dizer pessoas das quais tenho ranço.  Eu me expressei mal e posso ter ofendido alguém. Gostaria de pedir desculpas por isso e me retratar aqui. Além disso, reforçar que hanseníase é coisa séria e atinge muitas pessoas pelo mundo", publicou Anitta, que ainda compartilhou um link do formulário de inscrição para voluntários do Morhan.

Nova música

Mas esta sexta-feira não foi só de tristezas para Anitta. A cantora lançou junto de Wesley Safadão o forró eletrônico Romance com Safadeza. Os cantores, que já haviam gravado a parceria Você Partiu meu Coração ao lado de Nego do Borel, no início de 2017, disponibilizou a nova música à meia-noite nas plataformas de streaming. 

O clipe foi divulgado às 16h, no canal de Wesley Safadão no Youtube. No vídeo, há cenas gravadas na Vila do Samba em Fortaleza (CE), e Safadão interpreta um homem que corteja uma garçonete vivida por Anitta. Numa das sequências, ela se mete numa situação comprometedora, e ele a salva.  Assista:



MAIS SOBRE

Últimas Notícias